20 de março de 2010

James Morrison

James Morrison nasceu em Rugby, Inglaterra no dia 13 de Agosto de 1984 (Leonino, clarooo!!), começou a tocar guitarra aos 12 anos quando seu tio Joe lhe mostrou como tocar riffs de blues. Adolescente ele começou a atuar nas ruas, após alguns anos fazendo cover, ele finalmente começou a compor suas próprias canções. Morrison atribui o seu distintivo de uma voz grave, à uma crise convulsiva de tosse que quase o matou quando ele era um bebê, o cantor diz também que a primeira vez que ouviu a voz de Stevie Wonder ele quase chorou, e desde então foi fascinado pela forma como ele utiliza a sua voz.

Quando visitou Derby, Morrison encontrou um bar chamado "Ryan's Bar", onde havia "microfone liberado" à noite, para as pessoas poderem falar o que quiserem no microfone. Nos dois anos seguintes, ele executou e construiu uma sequência até assinar com a Polydor Records. Antes de ser assinado com um grande selo, Morrison também tinha feito excursão com a cantora Corinne Bailey Rae (ja já falaremos dela aqui no blog).

Undiscovered, foi o primeiro album do rapaz, ele alcançou o sucesso mundial com estréia do single "You Give Me Something", que alcançou #2lugar na Holanda e #5 no Reino Unido. Ele lançou seu álbum de estréia em 31 de Julho de 2006. O álbum recebeu boa crítica, como por exemplo do jornal The Sun, com a senguinte afirmação "Não existe uma faixa ruim no álbum!".

Morrison foi convidado para tocar no V Festival 2006, em uma das menores tendas do festival. O público no entanto, foi muito maior do que o esperado pra ele e tiveram de providenciar uma tenda maior. No V Festival 2007 ele desempenhou o seu show completo sobre o palco principal. Ele também catou "You Give Me Something" em 2006 pelo Royal Variety Performance diante do príncipe Charles e a duquesa da Cornualha. Ele apareceu no Live from Abbey Road na sequência da sua sessão de gravação ao vivo no Abbey Road Studios, em 5 de Janeiro de 2007.



Na sequência da gravação de undiscovered, Morrison fez sua primeira aparição na televisão nacional nos Estados Unidos. O álbum estreou em # 24, os E.U.A. com 24.000 cópias na primeira semana de lançamento.

Em 2007, Morrison foi nomeado para 3 BRIT Awards e ganhou o premio de Melhor Artista Solo Britânico Masculino. No Concert for Diana, em 1 de Julho de 2007, ele executou a música "Wonderful World" e "You Give Me Something", em honra à princesa Diana.

"Songs For You, Truth For Me" foi lançado em 29 de Setembro de 2008. O álbum apresenta entre outras coisas um dueto com a cantora Nelly Furtado, intitulado "Broken Strings". De outubro de 2008 até o final do ano Morrison excursionou por toda a Europa. O álbum teve bom desempenho, estreou no TOP 3 do Reino Unido e ficou cinco semanas no TOP 10.

Nele estouram: "You Make It Real"(trilha do filme 'Ele não está tão afim de você) e "Broken Strings". Após o sucesso de Broken Strings, o álbum que havia sido gradualmente decrescente estabelece uma posição fraca se comparado ao primeiro, porém, deu um salto de #48 pra #29, e em seguida, duas semanas mais tarde, entrou no top ten no número 7. Ele subiu novamente na próxima semana para número 4, vinte semanas após o lançamento. O mesmo efeito permitiu ao album "Songs For You, Truths for Me" estourar na Irlanda. Na logo na semana seguinte o álbum subiu ao topo da tabela, simplesmente como o número #1 no top dez.
James Morrison com certeza veio pra ficar, se destaca no meio de tantos cantores vazios e sem talento de sua geração, suas canções são bem construidas e seus arranjos dignos de um músico de peso.


Minha dica é que vocês ouçam os album do rapaz e me digam se estou errado!

Até nosso próximo post!

Willy Barcellos

Um comentário: