20 de março de 2010

Eytan Fox

Vamos falar sobre o Cineasta nascido em Nova Yorque, mas criado desde os 2 anos em Israel, Eytan Fox, gay assumido e casado a vinte anos com o produtor e seu parceiro de trabalho Gal Uchovsky. Seus trabalhos são fortes, corajosos e arrojados, seus três últimos trabalhos traziam como tema principal, Israel, Força Militar, Guerra, Nazismo, Homessexualidade e muitos conflitos familiares com muita delicadeza e sensibilidade, creio que seu forte seja as relações interpessoais. Apesar de poucos filmes no mercado, Eytan é um conceituado e respeitado diretor, separei 3 títulos pra poder destrinchar e trocarmos uma idéia, são eles: "Delicada Relação - 2002", "Walker on Water - 2004" e "A bolha, ha-buah, the buble - 2006".

Baseado numa história real, "Delicada Relação" retrata o caso de amor entre dois oficiais numa base do exército na fronteira de Israel com o Líbano. Eles são comandantes, estão apaixonados, e tentam encontrar um lugar para si próprios em meio a um sistema opressivo e rigoroso, que os leva a defender uma causa na qual não necessariamente acreditam. E que história, imagine ser militar e gay em Israel, só mesmo um diretor muito audacioso para abordar o assunto. Digamos que até ai tudo bem, o problema acontece quando o personagem Jagger cansa dessa vida escondida e quer viver "livremente" seu amor, Yossi diz não poder dar o que ele quer, que só poderia manter a relação dessa maneira, até que um dia, eles tem um combate de última hora, a vida dos dois jamais será como antes, bom não vou dizer o que acontece, mas posso dizer que chorei no final, e já basta, classifico com 3 estrelas.

Em Walk on Water, temos um filme mais consistente, com a seguinte sinopse: Após o suicídio de sua esposa, agente secreto israelense recebe a tarefa de capturar o criminoso nazista Alfred Himmelman, supostamente vivo. Sua pista é o neto de Alfred, que está em Israel para visitar a irmã. O israelense torna-se amigo do rapaz e da moça, o que gera uma crise de consciência no agente. Pareceu pouco? Mas não é, simplesmente o agente em questão é um cara rude, sisudo que tem a missão de descobrir o tal Nazista sumido atravéz de seu neto, que é gay, trazendo um igrediente picante ao filme, pois imaginem colocar lado a lado dois opostos, juntos iniciam uma amizade, o que vai acabar comprometendo o sucesso da missão. Muito bacana ver as nuances de sentimento apresentadas no filme, que tem um grande roteiro e uma linda fotografia de Israel, com tudo que este filme acrescenta, o classifico com 4 estrelas!!!

Para fechar, trago a vocês, a obra prima de Eytan Fox, até o momento, em hebraico, "Ha-buah", no Brasil lançado com o título de "A bolha", é um filme fabuloso, já vou antecipando que chorei mais de uma vez no filme, impressiona como a direção nesse filme é segura e precisa, nunca em minha vida poderia imaginar que alguém tivesse a coragem de abordar temas tão conflitantes na telona. Três jovens israelenses, Noam, Yali e Lulu, dividem um apartamento num bairro descolado de Tel Aviv, símbolo dessa "bolha". Nesse "casulo" quase desconectado da realidade dos territórios e dos conflitos políticos que agitam o país, eles levam uma vida comum, preferindo se concentrar em suas vidas amorosas. Seu cotidiano vai se transformar com a chegada de Ashraf, um palestino por quem Noam se apaixona, depois de um incidente num posto de controle de Naplouse. Bom, não vou falar muito deste filme, pois, irei fazer um post só pra ele, classifico ele com 5 estrelas, pois é o máximo...

Minha dica, vale ressaltar que não são filmes pra que toda família possa ver, pois seu conteúdo é muito forte e para os mais conservadores pode chocar e de certa forma até causar constrangimentos, bom, pra quem curte cinema alternativo, fica a dica, para o deleite daqueles que querem se desprender de preconceitos, expandir seus horizontes e embarcar em uma cultura bem diferente da nossa. Procurem direitinho nas melhores locadoras do Brasil!!!

Atualmente Eytan está trabalhando em seu novo filme, Untitled Gad Beck Biopic (ainda sem título em português), que conta a história real de um adolescente gay judeu que sobreviveu a Alemanha Nazi e se tornou membro do movimento de resistência, o filme está previsto para 2009, resta agora aguardar a estréia no Brasil.

Brasil:Filmografia
After (1990)
Shirat Ha'Sirena ("Siren's Song," 1994)
Florentin (1997, TV series)
Ba'al Ba'al Lev (1997)
Yossi & Jagger (2002)
Walk on Water (2004)
The Bubble (2006)

Até nosso próximo post.

Wagner Robert

Nenhum comentário:

Postar um comentário