19 de março de 2010

Alphonse Mucha

Vamos iniciar nossas postagens sobre arte falando de um dos maiores nomes da arte, eu tenho que controlar meus dedos no teclado porque sou totalmente apaixonado pela obra desse grande mestre. Mucha é pra mim sinônimo de perfeição, de dedicação e de talento raro! É meu ídolo maior no mundo da arte, tanto que tenho uma de suas ilustrações tatuada no meu corpo.

Alphonse Maria Mucha nasceu em Ivancice, em 24 de julho de 1860 foi um ilustrador e designer gráfico checo e um dos principais expoentes do movimento Art Nouveau. Em 1894 Mucha foi convidado pra ser o ilustrador oficial dos espetáculos de Sarah Bernardt que seriam realizados na França, e até 1910 esse contrato fez com que Mucha realizasse vários trabalhos inesquecíveis até hoje. Em 1912 iniciou uma nova série de ilustrações que chamou de Épicos Eslavos, essa fase durou até 1930 com trabalhos menos comerciais e com riqueza de detalhes ainda maior.

Mucha é mais conhecido como o artista gráfico de Art Nouveau, de estilo inconfundivel e referência de toda uma "Belle Epoque". Utilizava a fotografia como meio de estudo para suas ilustrações, sua obra encantou e encanta até hoje várias gerações de artistas e admiradores.

Na época de sua morte em 1939, sua arte chegou a ser considerada fora de moda e antiquada devido ao estilo muito marcante do fim do século, a critica dizia que aquilo já tinha passado! hoje sua obra inspira a vários artistas plásticos e amantes da arte em todo o mundo. Seu filho Jiri Mucha mantém viva a história do pai através de livros contando a vida do mestre além do museu Muchá, do site do artista e da fundação mucha.

Uma ótima dica é conhecer a fundo a vida e as obras desse grande mestre!



























Até nosso próximo post!

Willy Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário