9 de março de 2010

Bebel Gilberto

É incrível como alguns de nossos maiores talentos não são sequer conhecidos, que dirá reconhecidos pelo nosso povo, mesmo não tendo nascido no Brasil, Bebel é uma das referências mais marcantes da Música Brasileira no mundo. Fico realmente indignado com a falta de reconhecimento dessa cantora maravilhosa, mas também, pudera, ela compõe e canta música elegante e de muitíssimo bom gosto (coisa que nosso povo infelizmente não está acostumado, aliás muito rara por aqui), e transforma algumas canções clássicas em bossa nova com um toque lounge e alguns sons tipicamente brasileiros.
Assim como as grantes cantoras internacionais, todos os seus álbuns recebem um cd remix, então temos o privilégio de adquirir as mesmas canções em ritmos diferentes que os DJ´s (os melhores do mundo) conseguem fazer o impossível e deixar ainda melhores.

Isabel Gilberto de Oliveira, nasceu em Nova Iorque, no dia 12 de maio de 1966 é filha dos cantores brasileiros João Gilberto e Miúcha. Começou a cantar cedo, participando de coros infantis em discos e musicais como Os Saltimbancos e Pirlimpimpim.

Estreou ao lado do pai, cantando Chega de Saudade, no especial João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira, em 1980. Trabalhou no filme A cor do seu destino, de Jorge Durán. Era grande amiga de Cazuza e fez um dueto com o cantor na música Preciso Dizer Que Te Amo da qual era co-autora. Bebel compôs em parceria com Cazuza e Dé Palmeira, além de Preciso Dizer que te Amo, as canções Amigos de Bar, Mais Feliz e Mulher sem Razão. Participou do projeto Peeping Tom de Mike Patton (ex-vocalista do Faith No More), cantando "Caipirinha".

Atualmente mora em Nova Iorque, mas divide seu tempo entre os Estados Unidos e o Brasil, onde reside no Rio de Janeiro. Faz sucesso também na Europa, sendo uma das cantoras mais bem cotadas pelo leste europeu. Seu primeiro disco, Tanto Tempo, foi um dos discos mais bem cotados por público e crítica, sendo eleito um dos 1.000 discos que devem ser ouvidos antes de morrer. Bebel ainda lançou em 2004 seu segundo disco, Bebel Gilberto, que, apesar de ter ganho muitos prêmios pelo mundo (sobre tudo pelos singles "Aganjú" e "Simplesmente"), é considerado como seu disco mais fraco (eu discordo totalmente). Em 2007 lançou seu terceiro disco mundial, Momento que, mesmo não tendo atingido o mesmo sucesso de seu primeiro disco, foi um dos discos mais ouvidos do ano. Em 2009 chegou o novo Cd, All in One, com regravações de canções como "Bim Bom" e "Chica Chica Boom Chic".
É música pra se ouvir nas horas de relaxamento total ou durante o trabalho, música pra fim de festa (claro que tem que ser uma festa elegante e com pessoas de bom gosto!) e é música pra se ouvir pela manhã no carro (ou outro meio de transporte), no caminho do trabalho, pra começar o dia leve e com muita energia positiva, assim como Bebel e sua música. Por favor, quem não conhece, ouça pelo menos algumas canções. Acredite, existe coisa muito boa que você ainda não conhece, Bebel é uma delas e o mundo inteiro já reconhece isso, só falta a gente!

Desculpem o tom de indignação, mas é inevitável, sou leonino e ela é muito boa, deveria tocar em nossas rádios e nossas casas diáriamente!

Até o próximo post!

Willy Barcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário