7 de março de 2010

Coldplay


Coldplay é uma banda de rock alternativo formada em 1998 em Londres, Inglaterra. O grupo é composto por Chris Martin (vocais, teclados, guitarra), Jon Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria, vocal de apoio e outros instrumentos).

Em seus primeiros trabalhos, sua sonoridade foi comparada com bandas como Radiohead, U2 e Travis. Conseguiram a fama mundial com o lançamento do single "Yellow", seguido do seu álbum de estréia, Parachutes (2000. O segundo álbum da banda, A Rush of Blood to the Head (2002), ganhou vários prêmios, incluindo o NME de álbum do ano. Três anos depois, lançam o álbum mais esperado e vendido do ano, X&Y (2005), seu terceiro álbum de estúdio que recebeu várias críticas positivas. O quarto álbum de estúdio, Viva la Vida or Death and All His Friends (2008), foi produzido por Brian Eno e lançado com comentários favoráveis da crítica, ganhando várias indicações e vencendo o Grammy. O Coldplay tem mais de 50 milhões de álbuns vendidos mundialmente.

Desde o lançamento de Parachutes, a banda tem sido influenciada por outros artistas, incluindo o Echo & the Bunnymen, Kate Bush, George Harrison e Muse, em A Rush of Blood to the Head, Johnny Cash e Kraftwerk em X&Y e Blur, Arcade Fire e My Bloody Valentine foram as influências de Viva la Vida. Eles têm advogado pela campanha Make Trade Fair da Oxfam e pela Anistia Internacional. Chris Martin também protestou contra a invasão do Iraque e apoiou John Kerry. O grupo também participou de vários projetos de caridade como o Band Aid 20, Live 8, Sound Relief, Hope for Haiti. Enfim, politicamente corretos, sensiveis e muito talentosos, o Coldplay está, na minha opinião entre as 5 melhores bandas do mundo. Se você ainda não conhece, vale a pena comprar os albuns sem medo e ouvir, a paixão é inevitavel, foi assim que me apaixonei por eles!

Abaixo você confere o video da música "Warnimg Sign", uma das muitas obras primas da banda!

Até o nosso próximo post!

Willy Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário