14 de março de 2010

A Revolução dos Bichos


Já que hoje estou falando de livros com histórias surreais, vamos falar da 'Revolução dos Bichos', um livro daqueles que eu escolho na minha sessão livraria (onde fico lendo as sinópses até achar algo que me faça ficar enlouquecido de vontade de ler), o que eu não sabia era que o livro é um clássico, nem que metade das pessoas inteligentes que conheço já haviam lido e também não sabia que ele ganhou o posto de trigésimo primeiro lugar numa pesquisa dos cem melhores romances do século XX, organizada pela Modern Library List! Ou seja é totalmente imperdível! Ainda bem que fui salvo! E era incrível mesmo, onde eu ia com o livro as pessoas me diziam, 'puts esse livro é muito bom!' e sempre eram pessoas nas quais eu podia confiar no gosto, o que foi me dando mais força ainda pra devorá lo, tarefa fácil já que o livro tem apenas 147 páginas. O romance foi lançado a primeira vez em 1945 e causou choque no mundo literário ao perceber se que tratava se de uma sátira feroz da ditadura Stanilista, que se ofedeu mais ainda ao ver se comparados aos porcos, que são os líderes na história.

O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o "paraíso comunista" proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da Fazenda Manor contra os humanos é liderada pelos porcos Bola-de-Neve e Napoleão. Os animais tentam criar uma sociedade própria onde poderiam ser auto-suficientes e viver sem a escravidão dos homens, porém Napoleão é seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade dos humanos.

O autor Geroge Orwell ganhou fama e reconhecimento como um dos maiores romancistas ingleses da década de 40, mas esse reconhecimento, assim como o reconhecimento do romance só chegou depois de quase 20 anos, após a história ter sido digerida pela sociedade política e receber seu lugar como uma das grandes histórias da literatura mundial. Vários amigos me disseram que leram este romance na época da faculdade á pedido dos professores, eu não tive a mesma sorte, só conheci a história a dois anos atrás, mas foi em tempo de conhecer e indicá la!

Mais uma dica de leitura indispensável: A Revolução dos Bichos de George Orwell.

Até o nosso proximo post!

Willy Barcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário