27 de março de 2010

Yo, también

Holá! Acho que estou empolgado por ter visto este filme espanhol, rs!!! Hoje trago pra nossa prosa, "Yo, también", tendo o primeiro ator com síndrome de Down a ser premiado em um festival, o de San Sebastián, abocanhando a concha de prata. Um filme extremamente forte e corajoso, nos reportando ao universo ainda repleto de tabús e preconceitos, traz a tona um assunto que precisamos muito conversar.

Daniel (Pablo Pineda), um jovem sevilhano de 34 anos, é o primeiro europeu com síndrome de Down que obteve título universitário. Começa sua vida profissional na administração pública onde conhece Laura (Lola)...

Com um roteiro muito bem montado, um drama, embora tenha suas nuances de comédia, com Daniel, o protagosnista, que brinca muito com a situação dele, fazendo um paralelo, mostrando que "nós" e 'eles" temos os mesmos medos, angústias e desejos, o ponto alto do filme é quando Laura o questiona sobre ele querer ser normal, tendo em vista o quanto ela que é considerada normal, tem uma vida anormal, e fica a pergunta, o que será essa tal "normalidade", será que devemos continuar a classificar as pessoas?

Durante a sessão me peguei por diversas vezes dizendo tadinho, e tudo mais, dai me dei conta que não tem essa não, somos todos iguais, diferentes por ter necessidades especiais ou não. Isso é um reflexo do filme, ele mexe com a gente o tempo todo, nos atiça a pensar sobre o que somos, como agimos, é praticamente uma terapia em grupo, é um divisor de águas, extremamente agregador, e posso te garantir que você jamais sairá da sala da mesma maneira que entrou, ah, sairá melhor eu acho... risos

Mas a obra ainda vai além, uma linda história de amor entre um casal de especiais que se conhecem na escola de dança, tem ainda a própria história de Daniel e Laura, os conflitos familiares, os medos e os cuidados para com eles, enfim, um filme muito valioso, classifico com 5 estrelas, acompanhem esse título e não percam sua estréia!

Até nosso próximo post!

Wagner Robert

Nenhum comentário:

Postar um comentário