29 de março de 2010

Lima Duarte

Em 29 de março de 1930, nascia em Sacramento, MG, Ariclenes Venâncio Martins, passados 80 anos, ele é mais conhecido como LIMA DUARTE, para prestar as nossas devidas e sinceras homenagens trago um pouco da vida e obra deste gênio da dramaturgia mundial.

Começou a trabalhar em rádio, como faz-tudo, até chegar a sonoplasta e, finalmente, a radioator, quando adotou o nome artístico de Lima Duarte por sugestão de sua mãe. Ingressou na televisão, da qual é um dos pioneiros no Brasil. Esteve no elenco da primeira telenovela brasileira, "Sua Vida Me Pertence", tornando-se um dos principais nomes do gênero.

Depois de anos na Rede Tupi, tendo passado por grandes dificuldades financeiras devido ao caos da emissora, que acabou falindo, foi contratado pela Rede Globo como diretor, graças à fama obtida ao conduzir a telenovela Beto Rockfeller. Conseguiu dar um salto na carreira ao interpretar o personagem Zeca Diabo, na novela O Bem-Amado (1975), de Dias Gomes. Imitando a voz fina de um parente na interpretação do violento jagunço, obteve grande notoriedade e foi premiado, transformando esse personagem num dos maiores sucessos da história das telenovelas. Em 1984, substituiu Rolando Boldrin no programa Som Brasil, onde também contava histórias de escritores consagrados como Guimarães Rosa.
Outro personagem antológico da história da telenovela brasileira foi o Sinhozinho Malta de Roque Santeiro, novela escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Houve também o histórico Sassá Mutema, de O Salvador da Pátria (1989). Assim como o seu personagem, também ele se apaixonou pela "professorinha" Clotilde, interpretada por Maitê Proença, mas não foi correspondido.

Interpretou ainda o prefeito Viriato Palhares em Desejo Proibido (2007/08), novela exibida às 18 horas pela Rede Globo. Seu trabalho mais recente foi em Caminho das Índias (2009), como Shankar, um brâmane, pai de Bahuan (Márcio Garcia).

Fazendo um breve apanhado em sua carreira temos números inacreditáveis com 59 novelas, 09 minisséries brasileiras, 11 seriados, 31 filmes, ufa, que currículo, essas obras foram 22 vezes indicadas e premiadas, incluindo Festival de Veneza por "Eu, Tu, Eles", Prêmios APCA, Prêmio Roquete Pinto, Troféus Imprensa, Festival de Gramado, dentre tantos...

Bom, quero prestar minha reverência a esse grande ator da televisão brasileira que esteve e continua presente no imaginário e na vida de todo povo, inundando nossos corações com seu belo trabalho, parabéns Lima, e que venham outros 80 anos de vida. Como dizemos no teatro MERDA!!!

Até nosso próximo post!

Wagner Robert

Créditos: Wikipédia

Um comentário:

  1. É sem dúvida uma das jóias do nosso cinema e da nossa tv! Ele merece!!

    ResponderExcluir