18 de março de 2010

Madonna 1992 / 2010




Ela tudo pode!
Em 21 de Outubro de 1992, Madonna lançou o livro SEX, um trabalho com fotografias de Steven Meisel, onde na maioria a cantora está nua, sozinha ou com celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice, em situações que retratavam fantasias eróticas da cantora (algumas das quais de carácter sadomasoquista, voyeurismo, lésbica e pansexual). Imagens como a da cantora pedindo carona em estradas americanas, exibindo seu recente dente de ouro, chicotes, correntes e máscara e unhas negras acabaram por contribuir para o período mais escandaloso de sua carreira. Ainda no mesmo ano, lança um novo disco, Erotica, de onde foram extraídos novos sucessos, como "Deeper and Deeper", "Rain" e a própria faixa título, de novo acompanhada por um vídeo controverso devido ao seu conteúdo erótico.

Em 1993 a cantora visitaria pela primeira vez o Brasil com sua turnê "The Girlie Show", com shows esgotados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Era ela mais uma vez mostrando um espetáculo com um toque circense e muito diferente do que a gente conhecia como Show! Eu estava lá, identidade com data de nascimento alterada no bolso e dislumbramento total diante dos meus olhos. Foi Perfeito!!!

Madonna volta ao público com um novo álbum, dessa vez mais calmo e romântico. Bedtime Stories é lançado em 1994 com grandes sucessos como "Secret", "Take a Bow", "Bedtime Story", e uma canção na qual a artista se dirige a todos os que a criticaram anteriormente, "Human Nature" (onde canta Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana). O álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias na época.
Em 1995, foi lançada a primeira colectânea romântica, Something to Remember, com as baladas mais famosas e faixas inéditas:"I'll Remember", "You'll see", "One More Chance" e "I Want You".

Em 1996, Madonna ficou grávida do seu treinador pessoal, Carlos León. No dia 14 de Outubro daquele ano, deu à luz sua filha, Lourdes Maria Ciccone Leon, que Madonna trata por "Lola". A escolha do nome Lourdes esteve relacionada com o fato da mãe de Madonna ter recebido durante a sua doença pequenas garrafas de água do santuário católico de Lourdes, em França.



Em 1998, depois de quatro anos sem lançar um álbum inédito, Madonna reaparece aparentemente mais madura, com um estilo musical novo. O álbum Ray of Light que tras influências da música techno com toques de guitarra e violão num estilo novo chamado ambient, as músicas trazem um conteúdo totalmente místico extraído de religiões como budismo, induísmo e judaísmo, a Cabala, da qual se tornou uma estudiosa. As letras revelaram-se mais pessoais e a voz de Madonna, depois da experiência musical de Evita, mostra mais afinação, vibração e visceralidade era o fim daqueles gritinhos sem potência e infantis. Ray of Light, disco cujo principal produtor foi William Orbit, foi o álbum mais aclamado pela crítica depois de Like a Prayer. Com esse álbum, Madonna ganhou vários prêmios, entre os quais quatro Grammy, seis VMA incluindo Vídeo do Ano e dois EMA incluindo Melhor Álbum. "Frozen", "Ray of Light", "The Power of Good-Bye" e "Nothing Really Matters" (cujo video a cantora retrata as gueixas do romance que daria origem ao filme Memórias de uma Gueixa) foram os sucessos mundias.

Em 1999, foi sucesso a canção "Beautiful Stranger", da trilha-sonora do filme "Austin Powers: The Spy Who Shagged Me", vencedora da categoria de melhor vídeo de trilha-sonora no VMA e do Grammy de melhor música de um filme

Em 2000, Madonna lançou Music, ainda com influências electrónicas, porém numa estética country. Music fica no topo das paradas mundiais por várias semanas, e a faixa título é considerada um dos maiores sucessos da carreira da cantora, tendo se tornado o décimo segundo single a atingir o primeiro lugar das tabelas de vendas. Do álbum foram retirados mais dois singles, "Don't Tell Me" e "What It Feels Like for a Girl".

Em 22 de Dezembro do mesmo ano, Madonna casa com o diretor de cinema inglês Guy Ritchie e tem seu segundo filho, Rocco.

Em 2001, Madonna ganhou o Grammy de Melhor Design/Embalagem/Encarte por "Music".

Ainda em 2001, Madonna lançou-se numa turnê mundial denominada "Drowned World Tour". A turnê foi muito bem sucedida tanto nas críticas quanto na arrecadação e em novembro de 2001 ela lançou o dvd dessa turnê para coincidir com o lançamento de seu segundo álbum de grandes sucessos, GHV2. Diferente de sua coletânea de 1990, GHV2 não possui nenhuma canção inédita, e foi promovido através de um remixe de algumas de suas canções.

Em 2003, influenciada pelo clima de pré-guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, lança American Life, um álbum com uma mensagem mais política e crítica, em cuja capa e encarte Madonna se inspira em Che Guevara. O seu primeiro single, "American Life", teve seu clipe proibido de passar na televisão um dia após seu lançamento pela própria cantora, alegando respeito aos soldados da guerra. Nessa versão do clipe, ela (de um tanque de guerra sobre uma passarela de desfiles de moda com um fundo projetando fogo) joga uma granada a um sósia de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, que a utiliza para acender um charuto, sem contar o inusitado rap condenando a obsessão por fama e fortuna da canção. Dias após a proibição, Madonna lançou uma segunda versão do vídeo, na qual aparecem bandeiras de vários países ao fundo, fazendo do clipe algo mais pacífico. American Life é o grande fracasso da carreira de Madonna, se considerarmos os baixos índices de vendas. Apesar das vendas fracas, a faixa título, Love profusion e Hollywood se destacam nas paradas musicais deste período, esta última canção foi interpretada por Madonna na cerimónia dos "MTV Video Awards", numa versão "remix", acompanhada por Britney Spears e Christina Aguilera. Vestidas de noivas, as duas jovens artistas recriaram a atuação de Madonna de há vinte anos atrás com "Like a Virgin", tendo Madonna assumido a personagem de noivo, com a participação da rapper Missy Elliot. Nesta ocasião Madonna beijou as duas cantoras na boca, um ato que alguns intepretaram como uma referência de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, um tema controverso na época nos Estados Unidos. Essa nova versão de Hollywood faz parte do cd Remixed & Revisited, cujo alvo era revitalizar o álbum American Life. Nele foram incluídas versões remix de diversas canções do controvertido álbum e "Your Honesty", uma canção que ficou de fora do álbum Bedtime Stories de 1994. Este álbum modificado foi uma falha comercial e não causou o menor impacto, apenas superando meio milhão da cópia vendidas no mundo.

Madonna e Britney viriam ainda a colaborar numa canção, "Me Agaisnt The Music", incluída no álbum "In The Zone" de Spears.

Durante o ano de 2004, Madonna embarcou numa turnê mundial chamada Re-Invention Tour, na qual interpretou grandes sucessos da sua carreira. Durante a turnê, foi gravado um novo documentário, I´m Going to Tell you a Secret, sobre a turnê e a vida pessoal de Madonna. Também foi lançado uma edição especial do documentário com cd contendo musicas ao vivo da turnê.

Em Novembro de 2005 Madonna lançou o seu novo disco, Confessions on a Dance Floor, que, segundo a crítica, é um dos melhores álbuns de sua carreira. O álbum estreou em primeiro lugar em 41 países, tornando-se o disco que estreou em #1 em mais países em toda a história. Confessions On A Dance Floor vendeu mais de 13 milhões de cópias no mundo. O disco acabou por vazar na internet antes de seu lançamento oficial, o que deixou a cantora descontente. O primeiro single e faixa de abertura do disco, Hung Up, contém "samples" da canção Gimme Gimme Gimme dos ABBA, tendo tido a sua primeira apresentação internacional a 3 de Novembro de 2005 no MTV Europe Music Awards em Lisboa. Hung Up ficou em #1 em 47 países, tornando-se a música que ficou em #1 em mais países na história, quebrando o recorde dos Beatles. Em Março de 2006 foi lançado o segundo single do álbum, "Sorry". Seguiu-se "Get Together" em Junho, e "Jump", no Outono de 2006.

Em 2006, Madonna iniciou a turnê mundial "The Confessions Tour" na qual interpretrou temas do seu mais recente disco e clássicos retrabalhados recebendo um toque "disco". É considerada, pelos críticos, a melhor turnê da Madonna desde a histórica Blond Ambition. A turnê começou no dia 21 de Maio em Los Angeles, passando por outras cidades da América do Norte e pela Europa, antes de terminar no Japão. O estilista francês Jean-Paul Gaultier desenhou os figurinos que a artista e os dançarinos usaram nos espectáculos: "Equestre", "Acústico", "Oriente Médio" e "Disco". A turnê veio a ser a turnê de maior sucesso de uma artista feminina, com arrecadação de 200 Milhões de Dólares e um público de 2 milhões de pessoas.

Ainda em 2006, Madonna entrou para o Guinness como a cantora mais bem paga do mundo por ter ficado 180 milhões de dólares mais rica em 2005, coitadinha né, tão pobrezinha!

Em 10 de Outubro de 2006 Madonna iniciou o processo legal de adoção de David Banda, um menino natural do Malawi (nascido a 24 de Setembro de 2005) que conheceu durante uma visita ao país. A criança saiu do Malawi a 18 de Outubro de 2006 com destino à residência de Madonna em Londres.

O DVD The Confessions Tour foi lançado mundialmente no dia 29 de janeiro de 2007. O DVD inclui o show completo da turnê e um CD com algumas canções em versão ao vivo. O DVD atingiu o primeiro lugar nas paradas de países como Itália, México, China, Rússia e Brasil.

Em fevereiro de 2007, Madonna foi garota-propaganda da marca sueca de roupas H&M, em uma campanha internacional milionária, onde é lançada uma linha exclusiva de roupas e acessórios desenhados por ela mesma, chamada "M by Madonna". Fotografada por Steven Klein, a campanha teve lançamento comercial a partir de março de 2007, mas não fez muito sucesso.

Além disso, a cantora recebeu um Grammy de Melhor Álbum Dance/Eletrônico por "Confessions On A Dance Floor".

Madonna lançou a música Hey You em 2007 como sua colaboração para o evento músical Live Earth que visa conscientizar o mundo sobre a pobreza e o aquecimento global. Seu download ficou disponível temporáriamente no site oficial do concerto, tendo mais de 1 milhão de acessos apenas para baixar a música.

No dia 15 de junho de 2007, a revista Forbes publicou sua lista anual sobre as celebridades mais poderosas do mundo. A lista é mensurada considerando a popularidade do artista nos meios de comunicaçao e o faturamento anual do mesmo. Madonna surge em 3º lugar devido ao faturamento de 200 Milhões de dólares com sua última tournê Confessions Tour e por ocupar o primeiro lugar em noticias da internet, Madonna apenas fica atrás de Oprah Winfrey e Angelina Jolie.

Em Julho de 2007, a cantora rouba a cena no evento Live Earth cantando Hey You, Ray Of Light, La Isla Bonita e Hung Up. Madonna domina a mídia aparecendo em várias revistas e jornais que não deixam de elogiar a boa forma e o pique da Rainha do Pop.

Em 2008, Madonna recebeu mais um Grammy. Dessa vez de Melhor Performance em Vídeo Longo pelo DVD "The Confessions Tour".

Em Fevereiro de 2008, A Imagem de Madonna é usada na Campanha da "SunSilk" (Unilever) uma linha de produtos para cabelos. Madonna ficou 15 milhões de dólares mais rica sem trabalho algum, apenas emprestando sua imagem em cenas de arquivos em fotos, um trechinho da música de "Ray of Light" e da então inédita, "4 Minutes", que foram usadas mundialmente na campanha dos produtos de cabelos.

Depois de dirigir o comercial de TV da H&M, Madonna também decidiu dirigir seu primeiro curta-metragem, intitulado "Filth and Wisdom".

2009, Hard Candy, o novo disco possui uma nova sonoridade jamais trabalhada diretamente por Madonna, R&B e Hip-Hop mesclados e unidos ao bom e velho Pop e Dance no estilo mais anos 1980, e entre os colaboradores da produção estão Timbaland, Justin Timberlake, Pharrell Williams. O álbum estreou em #1 em 37 países, incluindo Estados Unidos e Brasil. Foi o sétimo álbum da Madonna a estrear em #1 na Billboard 200, tornando-a a segunda cantora com mais discos#1 na parada, atrás apenas da Barbra Streisand que tem 8 discos #1. Até agora Hard Candy já vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo, sendo o nono álbum mais vendido de 2008 e o 3º mais vendido em 2009.O primeiro single do novo álbum Hard Candy chama-se "4 Minutes" (#3 na Billboard Hot 100) e foi lançado no final de Março de 2008. O segundo single é Give It 2 Me, gravado em Abril de 2008, e lançado em 31 de maio do mesmo ano. No dia 23 de Agosto de 2008, Madonna começou a turnê mundial batizada de Sticky & Sweet em Cardiff, País de Gales, Madonna percorreu a América do Norte, Europa e América do Sul, incluindo o Brasil, e eu, agora com identidade verdadeira, estava lá! A cantora visitou países que não ia há mais de 15 anos como Brasil, Argentina, Chile, México entre outras cidades européias e norte-americanas.

A turnê Sticky and Sweet, registou o recorde de lucros de uma turnê para um cantor solo, ao reunir 280 milhões de dólares, somente na primeira parte (em 2008). Ao todo, seu faturamento foi de 408 milhões de dólares.

Na cidade de Marselha, França, no dia 16 de julho de 2009, o palco onde seria realizada uma apresentação da cantora caiu, matando duas pessoas e deixando várias feridas, o show foi cancelado. Durante a apresentação da turne na cidade de Udine, Itália, Madonna pediu desculpas e até chorou pela morte trágica dos operários dizendo estar "devastada por estar associada a isso".

Em 15 de Outubro de 2008, a porta-voz de Madonna, Liz Rosenberg, confirma o divórcio entre a cantora e Guy Ritchie. O divórcio oficial deu-se a 21 de Novembro do mesmo ano, acabando com o casamento que em dezembro, faria 8 anos. Provavelmente, ela teria pago entre US$76 milhões e US$92 milhões a ele, colocando-os na posição 4 dos divórcios mais caros da Forbes. Madonna e Guy Ritchie contestaram os números.
Em dezembro de 2008 ao passar pelo Brasil com a turnê Stick & Sweet, Madonna começou um relacionamento amoroso com o modelo brasileiro Jesus Luz (ôh sorte!). Ela o conheceu em um ensaio fotográfico feito por Steven Klein para a revista W Magazine, que ocorreu no Hotel Glória. Até hoje nenhuma informação foi tida como oficial a respeito, tanto Madonna quanto Jesus Luz, que é 28 anos mais jovem que ela, não se pronunciaram, mesmo depois de vazarem fotos na internet em que os dois se beijam varias vezes, durante o aniversário da cantora na Itália, e da participação do modelo no clipe de Celebration, como um DJ que Madonna tira as roupas e beija.

No começo de 2009, Madonna entrou com um novo pedido de adoção. Dessa vez, Madonna quis adotar a pequena Mercy James, uma malauiana de 3 anos. A princípio, o Tribunal do Malauí rejeitou os pedidos de adoção, e inclusive o pai biológico de Mercy teria entrado na briga para impedir a adoção. Madonna, sua filha Lourdes e seu filho David Banda viajaram para o Malauí e encontraram-se com Mercy. No dia 12 de Junho 2009 a adoção foi autorizada. Algunas dias depois Madonna, Mercy e seus outros filhos retornaram à Londres. Segundo o juiz, o pedido foi aceito porque "Madonna possui condições finaceiras para adotar uma nova criança" disse.

No final de Setembro de 2009 houve o lançamento da terceira coletânea da cantora chamada de Celebration e que contém trinta e quatro sucessos da cantora desde 1982 até hoje e mais duas novas canções, "Celebration" e "Revolver". Os maiores hits foram lançados em três versões: em CD simples, um CD duplo e em DVD também duplo com os melhores videoclipes, alguns dos quais nunca foram lançados anteriormente em VHS ou DVD. O primeiro single da coletânea, "Celebration", teria sua liberação e estreia nas rádios no dia 3 de agosto, porém o hit acabou por vazar na internet fazendo com que a Warner antecipasse o lançamento do single nas rádios para o dia 30 de Julho. Este sucesso será então o último trabalho de Madonna com o rótulo da gravadora Warner Bros e ela então passará para a Live Nation. Celebration em apenas 2 semanas de lançamento vendeu mais de 2 milhões de cópias e até o momento está em 1º lugar em 11 países.


2010, aqui estamos nós roendo as unhas e aguardando o dia 30 de março chegar pra nos trazer o lançamento da "Stick & Sweet Tour" em CD e DVD. Neles além de todo o conteúdo da turnê tambem encontraremos alguns bônus, canções que só foram cantadas em determinados shows a pedido do público. O lançamento promete turbinar um pouco mais a conta bancária da diva!
Então lá pelo dia 30 de março voltamos a falar da nossa Rainha Pop.
Até o nosso próximo post!
Willy Barcellos.
Fonte: Sites relacionados a Madonna e conteúdo da sua biografia 'wikipédia'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário