18 de março de 2010

Madonna 1958 / 1991

A Dona do Mundo!

Madonna Louise Veronica Ciccone conhecida como Madonna nasceu em Bay City, 16 de agosto de 1958, (Leonina, Claro!).

Como começar a falar de Madonna? São tantas informações, são tantos recordes, tantos títulos... A mais famosa, a cantora mais bem paga do planeta, a maior vencedora do VMA da história com 21 prêmios, a mais polêmica, mais, mais, mais...

Acho que preciso de muito gás pra falar dessa mulher de capacidade vocal (hoje, normal), no começo da carreira péssima, se ela não tivesse chegado com atitude, quebrando tabús e com um ritmo diferente, seria mais uma daquelas cantorinhas dos anos 80 que ninguem nunca mais viu!
Hoje ela é dona do mundo, tem o que quiser, devia mudar o seu nome pra Middas Ciccone pois seu dedo faz tudo virar ouro (Jesus Luz que o diga), e faz sucesso como produtora de teatro, modelo, bailarina, e até ganhou um globo de ouro como atriz, acredita? Não preciso falar do Oscar de melhor canção em Dick Tracy em 1991, (merecidíssimo), aliás esse filme deu a 'Madge' a oportunidade de mostrar seu lado intérprete com canções maravilhosas e alguns clássicos, se você nunca ouviu esse cd, é a primeira dica da postagem de hoje!



Essa é Madonna! Um simbolo da nossa geração, simbolo de versatilidade, de dedicação e de perfeição. Espero sinceramente que meus sobrinhos tenham a sorte de ter alguém assim na geração deles, pois ela é um marco, um ícone da minha geração.

O Pai - Silvio P. Ciccone sempre dedicou a ela e seus seis irmãos uma educação muito severa, com conceitos rigidos de disciplina e respeito como forma de garantir-lhes um futuro melhor. Com apenas cinco anos, ela perde sua mãe, Madonna Louise Fortin que morreu aos 30 anos em decorrência de um câncer de mama. A morte dela veio a ser lembrada em várias músicas de Madonna, como Promise To Try, Mer Girl e Mother And Father. A avó Elsie Fortin, tentou suprir a ausência da filha passando a maior parte do tempo junto aos netos e vice-versa.





Madonna passou sua infância em Pontiac, depois foram para Rochester Hills, onde concluiu o ensino médio na Rochester Adams High School. Muito jovem, fez aulas de piano, mas, convenceu o pai a deixa-la fazer aulas de ballet onde se destacou por suas faculdades intelectuais e o ballet tornou se seu acesso à universidade. Mais tarde, descobriu-se que seu QI é acima da média, com 140 pontos. Mesmo com excelentes resultados, deixou a Universidade do Michigan, onde fazia aulas de dança, o que causou profunda decepção do pai. Decidiu ir para Nova Iorque, com o sonho de ser bailarina. Entrou pra banda "Breakfast Club", onde foi baterista, guitarrista e vocalista, a banda acabou e ela com seu namoradinho da época 'Stephen Bray' decidiram trabalhar em algumas composições de cançoes. Uma cassete com as canções que Madonna criou com Bray chegou às mãos do produtor e DJ Mark Kamins que a entregou à editora discográfica Sire Records, que contratou Madonna em 1982.

"Everybody", o primeiro single de Madonna, foi lançado no mercado em finais de 1982, tendo se tornado um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Em seguida são lançadas as canções "Burning Up" e em Junho de 1983,"Holiday". Em Julho de 1983 foi lançado o primeiro álbum da artista, Madonna, relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album. O álbum vendeu 10 milhões de cópias na época e ficou em 1º lugar em 10 países do globo. Vendeu mais de 5 milhões de cópias nos EUA.

O seu segundo álbum, Like a Virgin é lançado em novembro de 1984 e a faixa título apresentada no primeiro MTV Video Music Awards onde Madonna surgiu de um bolo vestida de noiva, seguindo-se uma performance na qual a cantora acabaria por rolar pelo chão. A apresentação foi considerada muito ousada para os padrões da época e a imagem de Madonna ficou marcada por tal episódio, mesmo assim, o momento é considerado um dos mais marcantes da história da música pop mundial. A música permaneceu durante seis semanas no topo das paradas de sucesso. Like a Virgin conseguiu o certificado 10x diamante nos EUA com uma vendagem de mais de 10 milhões de cópias. É o começo da versão ousada e mega-premiada de Madonna!

Em 1985 Madonna acabou conquistando o fama mundial com sucessos como "Material Girl", "Into The Groove" e "Crazy for You". Em Julho do mesmo ano estréia o filme 'Procura-se Susan desesperadamente' no qual Madonna ofuscou a protagonista, Rosanna Arquette. Também nesse ano, Madonna se casa com Sean Penn (no dia do seu vigésimo sétimo aniversário) e estréia sua primeira turnê nos Estados Unidos e Canadá, a The Virgin Tour. O álbum vendeu mais de 21 milhões de cópias na época.

Em Junho de 1986 foi lançado o disco True Blue, que vendeu 7,5 milhões de cópias só nos Estados Unidos. Em Novembro do mesmo ano surge o seu segundo filme, "Shanghai Surprise", que não teve o sucesso de audiências e de crítica semelhante ao que Madonna encontrou com o 'procura se Susan desesperadamente'.

Apesar do fracasso cinematográfico, em 1987 Madonna protagoniza o filme Who's That Girl, no qual interpreta uma ex-presidiária, que foi acompanhado pela trilha do filme enquanto sai na sua primeira turnê mundial com mesmo nome ("Who's That Girl Tour"). Madonna passaria a maior parte do ano de 1988 a ensaiar e a trabalhar no seu primeiro papel no mundo do teatro, na peça "Speed: the plow". Em dezembro deste ano, Madonna pede o divórcio de Sean Penn. O álbum "Who's That Girl?"vendeu mais de 25 milhões de cópias e bateu récordes da época, inclusive ficou em 1º lugar em 22 países indo para o Guiness Book até então como o álbum que ficou em 1º lugar em mais países simultâneamemte. Esse recorde futuramente iria ser quebrado por ela mesma mais de uma vez.

Em 1989, é lançado o disco Like a Prayer, aclamado pela crítica, que sempre se tinha mostrado relutante em relação a Madonna e no qual se juntavam elementos da música pop, dance e rock. O videoclipe da faixa título do disco gerou polémica pelo fato da artista se envolver romanticamente com um santo negro em uma igreja, com referências a símbolos do catolicismo, como os estigmas de Cristo. Além de dançar sensualmente com cruzes queimando ao fundo, numa alusão ao Ku Klux Klan, o clipe da canção acabou por motivar os executivos da marca de refrigerantes Pepsi a cancelar um comercial que a cantora gravou com a canção como trilha. Contudo, Madonna não foi obrigada pela marca de refrigerantes a devolver os cinco milhões de dólares que recebeu segundo o estabelecido no contrato. Outros sucessos do álbum Like a Prayer foram "Express Yourself" e "Cherish".Like a Prayer vendeu mais de 20 milhões de cópias na época e foi considerado pela revista Rolling Stones "o que o pop pode chegar mais perto da arte". A partir dai a cantora Madonna começou a investir como nunca na produção de seus videoclips começando então a era dos melhores videoclips da música. O álbum ficou na posição 237 da lista dos 500 melhores álbuns da história, essa é uma opinião unanime, Like a Prayer é realmente uma obra de arte!


Em 1990 Madonna regressou ao mundo do cinema com o filme Dick Tracy, no qual desempenhou o papel de Breathless Mahoney, lado a lado com o ator Warren Beatty, com quem manteve uma relação amorosa. O filme foi acompanhado por uma trilha sonora, o disco I'm Breathless, onde foi também incluída a canção "Vogue". "Sooner or Later" ganhou o Oscar de melhor canção original e foi interpretada por Madonna na cerimônia de entrega dos prêmios em 1991.

No final do ano, Madonna lançou a sua primeira coletânea de sucessos, The Immaculate Collection. Além de quinze sucessos dos anos 1980, Madonna incluiu duas novas canções, "Justify My Love" (escrita e produzida em parceira com Lenny Kravitz) e "Rescue Me".A coletânea vendeu mais de 32 milhões de cópias.

O videoclipe de "Justify My Love" foi banido na MTV devido ao seu conteúdo erótico. A gravadora de Madonna decidiu lançá-lo comercialmente, tornando-se o primeiro vídeo single já lançado (no formato VHS) e vendendo mais de 4.000.000 de cópias apenas nos EUA.


Em 1991, Madonna lançou o documentário "Truth or Dare" (título nos EUA)/"In Bed with Madonna" (título internacional) ("Na Cama com Madonna") no Festival de Cinema de Cannes, no qual se mostravam os bastidores da turnê mundial "Blond Ambition Tour".A Turnê foi eleita a melhor e maior do ano e foi declarado pela revista Rolling Stones: A melhor turnê da história da música.

Também em 1991, Madonna ganhou seu primeiro Grammy. Foi na categoria de Melhor Performance em Vídeo Longo por "Blond Ambition Live". The Immaculate Collection ficou na posição 278 na lista dos 500 melhores álbuns da história.

Continuamos no próximo post nosso papo sobre a história da nossa Rainha Maior!

Até o próximo post.

Willy Barcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário