7 de março de 2010

Sinead O´Connor


Nascida em Dublin na Irlanda em 8 de dezembro de 1966, Sinéad O'Connor teve a vida marcada por reveses que moldaram sua personalidade e lhe marcaram para sempre. Tendo sofrido abusos na infância, já tentou suicídio, afirmou ser homossexual em meio a conturbada carreira e foi excomungada pela igreja católica por rasgar a foto do papa na tv e por tentar ser líder de uma seita.

Destacou-se com a voz doce, encantadora e ao mesmo tempo rebelde, e com a cabeça raspada, sua marca registrada por muitos anos. Estreou na música em 1987, com o álbum The Lion and the Cobra, dedicado à mãe que falecera havia pouco. Conseguiu se apresentar em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, ganhando grande visibilidade.

Foi apenas com o segundo trabalho, I Do Not Want What I Haven't Got de 1990, porém, que Sinéad ficou famosa mundialmente. A canção "Nothing Compares 2 U" composta originalmente por Prince, levou o álbum para a primeira posição dos mais vendidos em vários países e rendeu a ela diversos prêmios.

Dois anos depois chega Am I Not Your Girl? onde a cantora interpreta algumas músicas de sucesso como "Don't Cry For Me, Argentina" e "Gloomy Sunday". Nessa época ela foi novamente notícia internacional, mas desta vez, por rasgar uma foto do Papa João Paulo II em um dos programas mais assistidos dos EUA.

A atitude foi reprovada por diversas autoridades e Sinéad ficou com uma imagem negativa em muitas cidades, chegando até a ser vaiada em um show em tributo a Bob Dylan. Logo depois o álbum Universal Mother foi lançado e a faixa "Fire On Babylon" acaba sendo o grande destaque.

Engajada politicamente, grava Gospel Oak contendo seis músicas dedicadas ao povo de Ruanda, Israel e aos próprios irlandeses.

Após alguns anos de silêncio, lançou Faith and Courage (na minha opinião o melhor cd dela) no ano de 2000. A cantora anunciou que se converteu a Igreja Tridente Latino, da Irlanda, e passa a dedicar grande parte de sua vida à religião.

Sean-Nós Nua traz um repertório composto de canções folclóricas irlandesas e o duplo She Who Dwells in the Secret Place of the Most High Shall Abide Under the Shadow of the Almighty é dividido entre um disco ao vivo e outro com faixas raras e alguns covers.
Infelizmente parece que a promessa de se aposentar não é jogada de mídia, sinéad se afastou do mundo da música mas nos deixou ai um grande arquivo de escandalos e muita música boa. Eu sou fã e indico. Se você não conhece nada dela, seria legal pesquisar essas músicas: Streets of London, Jealous, three babies, Emma's Song, If You Ever...rsrs melhor eu parar.
Até o próximo post!
Willy Barcellos


Nenhum comentário:

Postar um comentário