30 de março de 2010

500 dias com ela

Olá!!! É com muita satisfação que trago hoje pra nossa conversa a melhor comédia romântica dos últimos tempos, embora tenha esse rótulo e seja um filme bastante despretensioso, tem uma proposta, uma mensagem super agregadora sobre relacionamento, com vocês nada mais, nada menos do que "500 dias com ela".


Nossa, por onde começar, são tantos aspectos fascinantes que esta obra aborda, de maneira leve, gostosa e muito didática até... Vi esse título na relação de filmes que seriam exibidos no Festival de Cinema do Rio de 2009, ele seria o responsável pela abertura, isso me levou a buscar informações sobre a sinopse, lançamento e tal. A sinopse é a seguinte: Quando Tom, azarado escritor de cartões comemorativos e românticos sem esperanças, fica sem rumo depois de levar um fora da namorada Summer, ele volta a vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar entender o que deu errado. Suas reflexões acabam levando-o a redescobrir suas verdadeiras paixões na vida. Até então parecia ser apenas mais um daqueles açucarados, pra minha grata surpresa me enganei redondamente...

As nuances de uma relação mostrada de forma divertida, sem banalizar o tema, muito charmosa a idéia da contagem de dias apresentando um termômetro da relação, no início o casal era só alegria, a afeição dele é uma, e com o passar dos dias, já não é mais como antes, ponto alto pro dia em que eles se conhecem, o dia da primeira transa, ver a felicidade de Tom, que sai cantando pelas ruas como em um musical e até vê um passarinho verde, literalmente, que sacada, destaco também a cena de quando ela o convida pra uma festa em seu apartamento, em meia tela aparece o que ele gostaria que acontecesse, e na outra metade o que de fato está acontecendo, de forma simultânea, tadinho, ela vai partir seu coração, mas como todo bom apaixonado que venera sua princesa ou príncipe, prefere seguir com a eterna esperança que um dia mude...


Esta excelente obra vai além, nos faz pensar sobre o que esperamos de um relacionamento, sobre o que oferecemos, sobre as nossas expectativas, e que são em sua maioria apenas expectativas e são nossas, exclusivamente nossas, por que queremos de todo o jeito ser especial na vida de alguém, o tempo todo fazer a diferença, fica claro durante o filme que quando estamos apaixonados nossa visão fica seletiva, só vemos o que queremos, nossa visão periférica desaparece, aliás, a paixão acaba com qualquer senso, e isso é bem legal de ver, rs.


A mensagem do filme quando passada pro português acaba ficando um pouco perdida, o filme chama-se "500 days of Summer", no Brasil "500 dias com ela", que faz referência aos quinhentos dias de relacionamento dele com Summer e uma certa alusão às estações do ano, mostrando de forma singela e até subliminar que na vida tudo passa, e que depende de você estar pronto pra receber o novo e seguir em frente.

Na boa é um de meus preferidos, estou extasiado só de escrever, assistam, eu garanto, é um filme transformador, mas prepare-se, sua vida nunca mais será a mesma, seus conceitos, opiniões vão mudar, se minha dica valer, esteja de coração aberto e muito disposto a pensar e refletir sobre relacionamentos, mesmo que no momento esteja solteiro(a) sozinho(a). Por tudo isso apresentado acima classifico com 4 estrelas. Fica ai à dica, deste super filme, que é uma comédia cabeça romântica, risos.


Até nosso próximo post!


Wagner Robert

3 comentários:

  1. Estou apaixonadíssimo pelo filme, e pela crítica wagner!! não há como não se envolver com uma história tão maravilhosa, cheia de sutilezas, conotações (a cena da festa no apartemento é realmente genial...). Após assisí-lo acho que certas premiações (como o oscar) o ignoraram feio.
    Que protagonista!! Joseph Gordon-Levitt está perfeito de dar dó rsrs...

    valeu mesmo pela dica!!!

    ResponderExcluir
  2. E TEM MAIS... vamos ficar de olho em Joseph Gordon-Levitt... que estava meio que apagado em produções anteriores mas mostrou que tem muito talento. Ele está no elenco de "Inception", superprodução de chris nolan (o cavaleiro das trevas) com leo dicaprio! um dos longas mais esperados para o verão americano...

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é lindão,adoro o Joseph Gordon-Levitt desde criança no filme santo matrimônio,ele merece todo esse reconhecimento que tá chegando agora na carreira dele, filmaço.

    ResponderExcluir