17 de abril de 2010

O Guardião de Memórias

O Guardião de Memórias é um romance escrito pela autora americana Kim Edwards. O livro ficou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times depois foi adaptado para o cinema, não chegou por aqui e logo depois o filme foi transformado em minisérie e exibido pela Lifetime Television.

Gosto muito do tema, que é 'preço de nossas escolhas'. Quantas vezes fazemos escolhas que mudam totalmente o rumo de nossas vidas e quantas dessas escolhas fizeram com quem pagássemos preços (ás vezes) muito altos?

David Henry é um ortopedista recém casado com Norah Henry, e ambos estão às vésperas do nascimento do filho. Uma nevasca repentina obriga David a realizar o parto de seu próprio filho com a ajuda de sua fiel assistente, Caroline Gill, em seu consultório. Durante o parto, David descobre que, na verdade, terá gêmeos. O primeiro a sair, Paul, é um bebê normal. O segundo bebê, em contrapartida, é Phoebe, uma menina portadora da síndrome de Down. Ao lembrar-se de sua infância com sua irmã, que sofria do mesmo mal, David decide entregar sua própria filha para a enfermeira e pede que ela a leve para a adoção. Contudo, escolhe não contar para a mulher. Ao invés disso, ele a diz que o segundo bebê nasceu morto. A enfermeira Caroline, por sua vez, sente-se de certa forma tocada pelo bebê e resolve criá-lo sozinha. Nas próximas décadas, Caroline se dedicará a prover uma vida decente e sem preconceitos para Phoebe, enquanto que o caos se forma na família Henry: David sente-se culpado pelo segredo que guarda e fica obcecado por fotografias. Norah se submete a uma vida de álcool e pequenas traições, para superar a suposta perda da filha. E, no meio dos constantes desentendimentos dos pais, Paul cresce incompreendido e rebelde. Seu sonho é estudar música em Juilliard, a contragosto de David, que superestima as habilidades do filho no basquete e espera uma profissão mais estável para o filho. Enquanto isso Phoebe se desenvolve, estuda música, trabalha e tem uma vida normal, mesmo sofrendo da sindrome de down. O desfecho da história é surpreendente e emocionante, mas não posso contar aqui, rsrsr!

O filme é bom, mas bem menos interessante do que o livro, porém, se você anda sem tempo, vale a pena alugar e assistir com a família.

Dica de leitura e de video da semana: O Guardião de Memórias.

Até nosso próximo post.

Willy Barcellos

Um comentário:

  1. Anotei a dica, fiquei muitão interessado em conferir, já loquei e assistirei no feriadão, valeu mesmo pela dica!!!
    abs!

    ResponderExcluir