15 de abril de 2010

Clássicos: A Felicidade Não Se Compra

Este post está meio nostálgico, meio "túnel do tempo", pois trata de uma obra de 1946. A Felicidade Não Se Compra (It´s a wonderful life no original) é o nome de um clássico que mais do que marcar uma época, marca (sem exagero algum) a vida de quem o assiste.

O longa conta a história de George Bailey, um homem que desde pequeno sempre foi prestativo, disposto a ajudar. Ainda jovem sempre mostrava solidariedade ao próximo, procurando o bem comum. Em uma noite, sendo já um homem de família, Bailey toma uma terrível decisão, a de tirar a própria vida (o motivo só é revelado na parte final). Com James Stewart (Janela Indiscreta, O Sol é Para Todos) numa interpretação tão natural e marcante fazendo o protagonista, o filme aborda a seguinte questão: Como seria a vida daqueles que nos cercam caso não existíssimos? Tal resposta será revelada por um inusitado anjo que é enviado à terra para tentar impedir que o personagem faça a escolha errada, fazendo-o enxergar como seria a vida de muitos sem ele.

Dirigido de forma genial pelo italiano e naturalizado americano Frank Capra (vencedor de nada menos que 3 oscars de melhor direção), a obra, embora em preto e branco (tenho certa resistência a filmes em PeB), está mais viva do que nunca. Sua mensagem de esperança é tão atual e urgente que ela não envelhece. O interessante é que este foi um daqueles injustiçados pela Academia, que o indicou a 5 categorias, não levando nenhuma. Mas o tempo acabou fazendo justiça, tanto que hoje o filme se encontra na lista das melheros obras cinematográfica de todos o tempos. Seria muita audácia minha tentar transmitir aqui a metade do que esta produção transmite.

Bom, esta é minha dica para aqueles que queiram se aventurar em assistir a um filme tão antigo, mas cuja mensagem é tão inovadora e renovadora. Aliás, sinto muita falta de uma mensagem tão positiva (não superficialmente como se vê) nos filmes de hoje a ponto de nos deixar tão renovados na nossa fé e esperança na vida. Quando o assisti pela 1ª vez uma convicção me foi passada: seja para quem e como for, a minha vida, a sua vida importa.


Marcus Lyra

Um comentário:

  1. Migow, ótimo post, já separei pra ver nesse feriadão, to ansioso pra conferir, dicas assim são massa, curto muitão!!!

    Abração!

    ResponderExcluir