3 de abril de 2010

Uma Vida Interrompida

Oi gente!! É a primeira vez (e espero muitas) que estou postando no blog! Curto, amo, venero cinema, música, livros, e, para minha estréia aqui, quero comentar uma leitura não menos que sensacional: o romance "Uma Vida Interrompida - Memórias de um Anjo Assassinado" (the lovely bones) de Alice Sebold.

O livro conta a história de uma adolescente, Susie Salmon, "como o peixe", que tem a sua vida brutalmente interrompida por um homem que a estrupa e a mata, trazendo assim consequências que marcarão a vida de todos, principalmente de nós leitores, para sempre.

A grande sacada da obra é ter como narradora a menina já morta que, "do céu", passa a observar os efeitos de sua morte e as ondas de tristeza que ela vai trazendo sobre seus pais, seus irmãos, seus amigos, as frustrantes tentativas da polícia em encontrar o assassino e as atitudes deste tentando se livrar das provas do crime. Nesse meio tempo Susie compartilha também, com toda a sinceridade, de sentimentos de dor, de raiva, de saudades e da angústia de ver a cada dia sua irmã se tornando a mulher que ela jamais poderá ser. Tudo isso sendo narrado, por incrível que pareça, de uma forma leve, descontraída e por vezes até cômica, sem deixar de lado é claro a comoção.

Já tendo uma certa caminhada por aqui(lançado em 2002 nos EUA, com sucesso absoluto de crítica e vendas), a obra vem ganhando mais repercusão ainda agora devido a adaptação feita para o cinema, intitulada "um olhar do paraíso" (2009), que em breve chega às locadoras e merece conferida. Aliás, minha dica é: quem não leu nem viu o filme leiam primeiro, e quem já viu o longa não perca o livro.

A autora norte-americana (foto), ainda na faculdade, passou pelo deserto da experiência tendo sido estrupada. Daí ela ter imprimido em sua obra algo tão peculiar e verdadeiro, tratando um tema tão difícil de forma mais clara e honesta possível.

Fica a dica!!! Até a próxima!!

Marcus Lyra

Um comentário:

  1. ARRASOU AMIGO, NÃO LI O LIVRO, MAS VI O FILME, CONFESSO Q AO LER SEU POST TIVE A IMPRESSÃO Q O FILME NÃO CONSEGUIU SER FIEL AO LIVRO, COISAS Q ACONTECEM EM ADAPTAÇÃO, ÓTIMA ESCOLHA PRA ESTRÉIA, COMEÇOU COM O PÉ DIREITO...

    PARABÉNS, TO SUPER ORGULHOSO!!!

    ResponderExcluir