5 de abril de 2010

M. Night Shyamalan

Nascido na índia, foi morar ainda criança nos Estados Unidos. Tendo desde pequeno uma admiração por cinema, ganhando ainda aos 8 anos uma câmera com a qual passou a "ensaiar" a arte de fazer filme, Manoj Nelliyattu Shyamalan (M. Night Shyamalan) é considerado hoje, e então pouco tempo, um mestre no gênero chamado suspense.



Quando em 1999 O Sexto Sentido estreiou, o público, inclusive eu, saia de boca aberta do cinema devido ao seu desfecho. O filme, sobre um menino que tinha o dom e a maldição de ver espíritos, com Bruce Willis (em certa decadência), de baixo custo, e com um "diretor estrangeiro" desconhecido na direção se tornou uma das maiores bilheterias da história, arrancando aplausos da crítica, sendo indicado a vários prêmios e se tornando um novo clássico do gênero. A obra ainda lançou moda com a frase "Eu vejo gente morta" dita pelo personagem mais marcante do ainda garoto Haley Joel Osment. Daí em diante os olhos de Hollywood se voltaram para este jovem e promissor diretor.

Seu trabalho seguinte, Corpo Fechado (Unbrekable), novamente com Willis no elenco vivendo um homem que se torna o unico sobrevivente de um terrivel acidente, dividiu o público e a crítica entre os que curtiram e os que detestaram. Tal reação veio a se repitir nos seus demais projetos. A partir de então, se tratando das obras de Shyamalan, passou-se a amar ou detestar. Dificilmente ficamos num meio termo com ele (eu sempre fico do lado que ama rs).


M. Night é um diretor muito peculiar, tem a sua identidade, o que é raro hoje. Suas obras trazem um fator em comum: O mistério, o desconhecido, o oculto. Tem um genial talento para fazer de personagens que em outras mãos poderiam ser estereótipos mas que nas suas se tornam os mais humanos possíveis, como o herói David Dunn do citado Corpo fechado, o pastor que perdeu a fé e vê-se diante de uma invasão alienígena em Sinais, como a jovem cega que enfrenta o medo movida pelo amor em A Vila, tudo com simplicidade, sem apelações.

Se você ainda não conhece os seus trabalhos, ou só em parte, vale a pena conferí-los. Todos estão disponíveis em DVD. Os demais são Olhos Abertos , A Dama na Água (o mais mediano na minha opinião) e Fim dos Tempos. Fica a dica!


Obs.: O próximo projeto de Shyamalan é a adaptação do desenho Avatar (não o do James cameron rs), intitulado O Último Mestre do Ar, que estréia em Julho!

Marcus Lyra

Um comentário:

  1. Meu Deus sabotagem totaaaaaal!
    Pow sócio, vc roubou (sem querer) minha idéia de falar do grande M. Night...heheh!

    Só vou perdoar porque esta perfeito...rsrsr!

    ResponderExcluir