10 de abril de 2010

Renato Russo e Legião Urbana












Lider da banda de Pop/Rock mais influente do nosso país, a Legião Urbana, ele foi o compositor e músico mais adorado pelos jovens e adultos dos anos 80 e 90 e estaria completando 50 anos de idade se ainda estivesse entre nós. Se tem um artista que nos faz falta, esse é Renato Russo.

Iniciou sua carreira na banda Aborto Elétrico em 1978, essa banda durou apenas 4 anos mas foi o suficiente pra que Renato extraísse o que ela tinha de melhor, (seu conteúdo punk urbano) e moldasse esse conteúdo com um tóque politico, psicológico e sentimental nas canções da Legião Urbana. Felizes aqueles que, como eu estão com seus trinta e poucos anos, isso significa que passaram a adolescência ritmados pelas canções radicais e poéticas desse Ícone do cenário Pop/Rock brasileiro.

Foram oito álbuns de estudio e cinco com gravações ao vivo, o primeiro album da banda chamava se apenas Legião Urbana e foi lançado em janeiro de 1985, trouxe grandes sucessos que até hoje são lembrados pelos fãs, o álbum entrou na lista da revista Rolling Stones como um dos 100 maiores discos da música brasileira, ficando em #40 lugar. Nesse álbum canções marcantes como "Será", "Ainda é Cedo" e "Por Enquanto", receberam futuramente várias vozes de grandes artistas interpretando-as, essa última também levou o título de melhor música de encerramento de um álbum, confesso que partilho da mesma opinião, pois "Por Enquanto" é m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a!

É um álbum realmente expressivo, nele ainda se destacam outros clássicos da Legião, como "Soldados", "Teorema" e "Baader-Meinhof Blues".

O Segundo álbum chamado 'Dois' veio em 1986 pra firmar ainda mais a Legião Urbana como uma banda de sucesso, teve sua venda alavancada à 1,2 milhão de cópias com a estréia de uma música na época classificada como estranha por não ter refrão "Eduardo e Mônica", o álbum ainda estourou nas rádios com mais 4 canções além dessa: "Quase Sem Querer", "Tempo Perdido", "Fábrica" e "Índios", mais uma vez finalizando com uma bela canção, essa última foi com certeza um dos marcos na história da banda assim como esse cd!

O terceiro álbum da banda "Que país é este" vem com o peso de canções antigas de Renato Russo, isso aconteceu porque o sucesso do álbum Dois foi tão grande que a gravadora pressionou a banda à lançar outro álbum e como não tinham repertório pronto foram forçados a rever antigas composições como é o caso de "Faroeste Caboclo" uma canção gigante (mas não a maior da banda) que fora composta por Renato em 79. No Brasil foram vendidos mais de 1 milhão de cópias. Apenas duas canções foram compostas pro novo álbum, "Angra dos Reis" e "Mais do Mesmo" as outras foram todas da época do Aborto Elértrico e foram compostas de 78 a 80.

As Quatro Estações veio em 1989 pra sacramentar a formação da banda que agora sem Renato Rocha (baixista) ficaria com apenas três dos quatro membros, essa formação durou até o fim da banda. Nessa fase a Legião tornou se uma banda mais introspectiva e o disco vem tratando de assuntos como religião "Monte Castelo", tortura e ditadura militar "Duas Tribos" e sexualidade "Maurício e Meninos e Meninas". O álbum é considerado o mais inspirado da banda, segundo o próprio Renato (concordo), nele canções como: "Há Tempos", "Pais e Filhos", "Quando o Sol Bater na Janela do Seu Quarto" e "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar" também estouraram nas rádios, tornando o um dos álbuns com mais hits da banda.

O quinto álbum chamava se simplesmente V, foi lançado em 1991 e nele reflete-se uma crise econômica que assolava o país na época do plano Collor e a crise de dependência quimica de Renato Russo, nesse mesmo ano o cantor descobre se portador do vírus da AIDS assim como Cazuza que fora homenageado por ele no disco anterior com a canção "Feedback Song For a Dying Friend", porém ao contrário de Cazuza, Renato não assumia a doença e mergulhou num mundo de clausura, drogas e depressão. Resultado dessas crises é um álbum soturno e sombrio, as canções lindamente pesadas fazem dele um álbum ímpar na discografia da banda. "Metal Contra as Nuvens" embora não tenha estourado nas rádios é a menina dos olhos do álbum e a música de maior duração da banda, são 11 minutos e 29 segundos, e é dividida em 4 partes com ritmos diferentes. Destacam se também neste álbum "A Montanha Mágica", "O Teatro dos Vampiros" e a belíssima "Vento no Litoral".

O sexto álbum O Descobrimento do Brasil, veio junto com o tratamento de Renato pra se desintoxicar, talvez por isso o album seja bem mais solto e menos sombrio, ele próprio Renato assumiu que algumas canções desse álbum eram as que ele mais se sentia orgulhoso por ter composto. É o caso de "Vinte e Nove" que se baseia no ciclo de Saturno que leva 29 anos pra executar sua órbita completa e por isso quando um indivíduo faz 29 anos o planeta volta ao ponto em que estava no dia de seu nascimento e a canção "Giz" que ele dizia ser sua obra prima, aquela que ele mais gostava. O álbum tem um tom bem mais leve do que anterior, os ritmos e instrumentos estão bem menos pesados mesmo nas músicas com letrar densas como é o caso de "Love in Afternoon" que foi composta pra um amigo que morreu subitamente num acidente ao sair de uma boate (Pai do filho de Cássia Eller) e "Só Por Hoje" que traz o lema dos Alcoólicos Anônimos.

A Tempestade ou O Livro dos Dias é o Sétimo álbum da banda e o último com Renato em vida. O disco totalmente fúnebre e melancólico traz nas suas letras um anúnico, a morte do líder, foi escrito como uma despedida, como um lamento, vem trazendo dor e nostalgia em todas as faixas. Podemos perceber isso principalmente na música de trabalho do album "A Via Láctea" que mesmo com um refrão otimista acaba sendo uma música introspectiva. É o único album da Legião Urbana que não traz agradecimentos em seu encarte e os fãs sentiram a falta também da tradicional frase "Urbana Legio Omnia Vincit" (Legião Urbana Vence a Tudo). Pra bom entendedor, fica fácil saber porque o Líder da banda não as quis no cd!

Em 11 de outubro de 1996 as vendas do álbum ainda estavam bombando quando Renato nos deixou, uma morte que comoveu todo o país, Renato morreu pesando apenas 45 kilos devido a complicações causadas pelo virus da Aids, quando morreu deixou um filho de apenas 7 anos de idade. O corpo de Renato foi cremado e suas cinzas lançadas sobre o jardim de um sítio de Burle Marx.

Após dez dias de sua morte os amigos Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá ao lado do empresário da banda anunciaram o fim das atividades do grupo. Estima se que a banda tenha vendido cerca de 20 milhões de discos no país durante a vida de Renato Russo.

Em Julho de 1997 chega nas lojas Uma Outra Estação, álbum em homenagem ao líder então morto. Nele encontramos canções que deveriam ter entrado no álbum anterior mas foram vetadas e ao contrário dele as letras são bem menos depressivas, em Uma Outra Estação a participação do ex baixista Renato Rocha foi uma surpresa pros fãs. O álbum tem composições de Renato Russo em sua fase Trovador Solitário que não foram lançadas anteriormente pra evitar confusões: é o caso de "Dado Viciado", cujo personagem era um primo de Renato e pra evitar confusões com o Guitarrista de mesmo nome, foi vetada no passado e "Marcianos Invadem a Terra" que fora composta pra o álbum Dois e também fora vetada na época. É um bom álbum, mas tem uma cara meio bagunçada, tipico num álbum feito com várias canções de épocas diferentes.

Mais de uma década após sua morte, a banda ainda apresenta vendagens expressivas de seus discos. É impossível encontrar uma pessoa que tenha vivido nessa época e não tenha se impressionado com as canções maravilhosas dessa banda que até hoje é a melhor banda nacional que ja existiu no cenário do Rock brasileiro.

Viva Renato Russo!

Willy Duarte

2 comentários:

  1. Um artista como Renato estará sempre vivo de alguma forma, pois sua obra o eterniza!!!

    Grande sacada a divisão da carreira, confesso que não vivi essa época, e sim minha Irmã e Primos, mas acompanho o legado deste mestre!

    Parabéns sócio!

    ResponderExcluir
  2. Também não vivi essa época (infelizmente). No que lançaram seu segundo trabalho eu nasci... Considero (eu e milhões rs) Renato Russo um poeta! Sua matéria ficou 10!!! Concordo com meu amigo sobre a divisão por obra comparando os albúns com as fases da vida do artista. Exelente!

    ResponderExcluir