20 de abril de 2010

Eva Cassidy


Algumas histórias precisam ser contadas e passadas adiante pra que não caiam no esquecimento, minha intensão ao escrever essa postagem é simplesmente essa, falar dessa grande cantora que infelizmente não teve tempo de receber o seu verdadeiro valor, mas, como Deus sabe o que faz hoje temos um grande material dela disponivel e pronto pra valorizar mos.

Não deixem de pesquisar e conhecer essa maravilhosa cantora: Eva Cassidy!

Eva Marie Cassidy nasceu em 2 de fevereiro de 1963. Embora fosse muito tímida, conquistou reputação local como intérprete de vários estilos musicais: jazz, blues, folk, gospel e pop music. Dona de uma voz de grande expressão e controle, interpretava cada canção de maneira única. Em 1996, ao morrer vítima de câncer, Eva Cassidy ainda era praticamente desconhecida fora de Washington, e Maryland onde vivia, Mas a morte não encerrou sua trajetória musical. Em Entrevista sobre o lançamento de seu álbum American Tune, de 2003, o jornal inglês Daily Telegraph[1] se referiu a ela como protagonista da "mais memorável carreira póstuma da história da música pop".

Eva cresceu na pequena cidade de Bowie - Washington DC, Com um dom nato para harmonia, Eva aprendeu a tocar violão com seu pai e, juntamente com seus irmãos, integrou uma banda que se apresentava em reuniões familiares e festas escolares. Deixou de se apresentar com o grupo em razão de sua timidez.

Ao cursar o Ensino Secundário, se interessou por atividades artísticas e pela defesa dos direitos das minorias raciais. Nunca teve grande interesse em praticar ou acompanhar esportes e pouco namorava. Demonstrava também pouca ambição profissional. Nessa época, ela se integrou como cantora a uma banda local chamada Stonehenge. Aos 18 anos, Cassidy iniciou sua carreira profissional, cantando e tocando violão na banda Easy Street, que se apresentava em casamentos, festas corporativas, bares com música ao vivo, executando vários estilos musicais.

Durante os anos 80, Eva Cassidy se apresentou com várias bandas.

Em 1990, Biondo e Cassidy criaram a Eva Cassidy Band, que se apresentava regularmente na região. Seu talento foi reconhecido localmente e, em 1993, Cassidy recebeu dois prêmios Wammie da comunidade musical de Washington, nas categorias Female Vocalist Roots/Traditional R&B e Vocalist Jazz/Traditional.

Finalmente, em janeiro de 1996, Cassidy gravou seu primeiro álbum solo - Live at Blues Alley. Em julho do mesmo ano, Eva foi diagnosticada com melanoma, já com metástases. Sua saúde piorou rapidamente e ela morreu em 2 de novembro com apenas 33 anos de idade.

Apesar de exibir tantas qualidades, Eva nunca conseguiu um contrato com gravadoras. O principal obstáculo foi sempre sua recusa a ser enquadrada em um gênero musical específico.

Mas a morte não encerrou sua trajetória musical. No começo de 2001, após um trabalho de divulgação da rádio BBC, o álbum Songbird alcançou o 1º lugar em vendagem na Grã-Bretanha. Os álbuns lançados postumamente já venderam mais de 4 milhões de cópias.

Em entrevista à uma apresentadora de rádio, após ouvir a versão de Eva Cassidy para sua música Fields of Gold, Sting se comoveu ao ouvir uma voz tão pura e expressiva, e ficou feliz ao ver o talento da cantora ser reconhecido internacionalmente.








O álbum Songbird também conquistou uma legião de novos fãs para Eva em outros países da Europa e nos Estados Unidos e parte da América do Sul.

Desde então várias músicas gravadas por Eva têm sido utilizadas em trilhas sonoras de filmes como (Simplesmente Amor, Encontro de Amor, entre outros) e séries de televisão (Dawson's Creek, Smallville, etc).








Minha dica de hoje é essa, relembrar Eva Cassidy e mostrar seu trabalho a quem não conhece.

Até nosso próximo post.

Willy Barcellos.

2 comentários:

  1. os verdadeiros talentos estão realmente ocultos... sua voz é tão doce, como por exemplo na canção citada "Time After Time". Bom saber que ela não voltou sua carreira em busca de reconhecimeto por parte da "mídia" mas sim em busca de um identidade própria.

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci o trabalho quando escutei a versão de "Time After Time".
    Uma pena ela ter nos deixado.Mas fica eternizada sua voz.Linda voz.Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir