20 de maio de 2010

J.J. Abrams


Escritor, diretor, produtor, (e segundo algumas fontes) até ator,o novaiorquino Jeffrey Jacob Abrams é um dos nomes em ascensão em Hollywood. Sua versatilidade em trabalhar tanto com televisão como com cinema o tem levado a patamares elevados, sendo cogitado para dirigir futuras e ambiciosas produções. Nada mais justo que dedicar um post a alguém que, se ainda não é tão popular por aqui, em breve o será.






Desde o início de sua carreira, Abrams ja atuava nessas duas esferas: cinema e televisão. No cinema a principio como escritor e produtor. Já na televisão atuava como diretor em séries que ele próprio escrevia e produzia. E foi justamenete essa empreitada na TV que o levou onde está hoje. Com os sucessos de séries bem conhecidas aqui no Brasil, o seu nome começara a sair do anonimato. Séries tais como Alias, com a principiante Jennifer Garner como a agente Sidney Bristow, mostrando que a mulher tem sim seu lugar no gênero de ação; a série dramática Felicity, que tratava da vida de um grupo de jovens e seus conflitos, sendo observados pela protagonista que levava o nome da série, a atriz Keri Russell, que ganhara o globo de ouro de melhor atriz dramática pela sua peformance.


Mas a confirmação de seu sucesso na televisão (e ponte para o cinema) veio mesmo como produtor de uma das séries mais comentadas, vistas, ambiciosas e originais de todos os tempos: Lost. Esta sim foi fator determinante para a carreira de J.J Abrams deslanchar (e como deslanchou). A trama que narra o cotidiano de um grupo de sobreviventes de uma queda de avião numa misteriosa ilha marcou época, marcou estilo (inaugurou o estilo de "série-novela" onde não se pode perder nenhum capítulo para se compreender o enredo), bateu recordes de audiência, transpondo com tamanha originalidade a nós espectadores a um lugar tão maravilhoso quanto assustador, uma ilha habitada por um monstro esfumaçado que faz barulho de máquina (??), por ursos polares (!?) e até por gente morta. Exibida no canal fechado pelo AXN, a série também encontrou público na TV aberta sendo exibida pela Globo (que já confirmou a exibição da próxima temporada). Para a tristeza de uma legião de fãs (inclusive eu) a série chega ao fim neste domingo (23) nos EUA e aqui na terça seguinte, promentendo revelar "todos" os mistérios da ilha. A expectativa é que Lost bata mais recordes de audiência com o seu desfecho. Logo, com a repercurssão da série, a carreira de Abrams não foi mais a mesma.




Se a confirmação de sua carreira na TV veio por intermédio de Lost, dirigir o astro Tom Cruise em sua terceira aventura como o agente Ethan Hunt em Missão Impossível 3 foi a grande escalada para o topo em Hollywood. Sucesso de crítica e público, a série cinematográfica recebeu um novo folêgo com J.J. no comando. Logo em seguida Abrams se aventurou em outro grande projeto, a reinvenção de Star Trek. Este surpreendeu tanto a Paramount que adiou a sua estréia do natal para maio de 2009 (mês das superproduções). E o resultado não poderia ter sido melhor, se tornou um verdadeiro blockbuster, agradou aos fãs mais xiitas da série clássica e já tem uma continuação a caminho.

Mesmo com o término da série Lost, J.J Abrams já vem produzindo novas séries (como a ficção ciêntífica Fringe), atualmente na direção do filme Super 8, que visa homenagear os filmes de ficção ciêntífica de décadas passadas de ninguém menos que Steven Spielberg. Com isso, este versátil criador, escritor, produtor e diretor (ufa!) vem ocupando o lugar dos grandes na área do cinema-entretenimento (ou pipoca se achar melhor). Que venham mais e mais projetos deste exelente cineasta e produtor, tanto no cinema como na televisão. Uma carreira, até agora, 5 estrelas!

Marcus Lyra

Um comentário:

  1. Que belo post, fãs "xiitas", adorei! Lendo com atenção esse cara tem feito verdadeiros milagres, ressucitou Missão Impossivel e Levou Star Trek ao oscar, Lost é uma série de gosto duvidoso, tá se igualando a Jogos Mortais, tá na hora mesmo do fim!
    Manda mais!!!

    ResponderExcluir