30 de maio de 2010

Lost: Um Marco na TV


Falar de Lost pra mim está sendo mais do que falar de uma série televisiva. Não, não era essa a sensação que eu tinha ao me sentar uma vez por semana em frente a televisão para acomapanhar a jornada de um grupo de pessoas que cai de avião em uma ilha cheia de mistérios. A real sensação que eu tinha, a cada novo episódio, era a de estar prestes a assistir uma nova obra cinematográfica. Por que? Simplismente porque Lost não tinha em nada a aparência de tudo o que havia surgido antes. Lost era, e é, a originalidade e a exelência que estava faltando na TV.


Com um episódio piloto (isto é, de abertura) mais caro da televisão, algo em torno de 10 a 14 milhões de dólares, Lost foi um sucesso de imediato. A primeira temporada começou a ser transmitida nos EUA em 2004, cerca de 18 milhões de espectadores assistiram ao eletriazante (e inesquecível) episódio inicial, onde pessoas vindas de vários lugares se encontram em um vôo (o desde já o famoso 815 Oceanic Airlines ) com destino a Los angeles os quais tem seus destinos "mudados" quando se tornam sobreviventes em uma ilha amedrontadora, cujas belas paisagens (locações no havaí) em tão pouco tempo começam a ser substituídas por temores, assombrações, segredos e reveleções que nos deixavam boquiabertos a acada desenrolar da história. Além do sucesso de público vieram vários prêmios incluindo o Award Emmy para Melhor Série televisiva na categoria drama, melhor série americana importada na Academia Britânica de Prêmios Televisivos e o Golden Globe Award para Melhor Série (drama).


É claro que nem tudo foi uma mar de rosas. Cabeças rolaram na produção da série devido ao alto custo de sua abertura (isto é, os chefões reclamaram mesmo com o sucesso que foi). Lost foi uma das muitas que sofreu com a greve de roteristas em 2004, tendo a 4 ª temporada sido encurtada. E um fator foi decisivo para mostrar o quanto Lost foi uma verdadeira sobrevivente: a audiência. Se no inicio a série batera recordes, a partir da 3ª temporarda os índices começaram a cair. Uns dizem que foi pelo fato de a série ter se prolongado muito em trazer soluções para os inúmeros mistérios que surgira, outros, por mudanças de horários, e mais outros pela complexidade que chegara o enredo, e eu fico com este último. Mas algo revelou o poder e o respeito que Lost conquistou até então, a série não foi cancelada, e, no término da 3ª, confirmaram mais três temporadas, as quais trariam as tão esperadas respostas e concluiriam a série. Por tanto, Lost conseguiu algo inédito, mudar os corações daqueles que investiam nela e esperavam sempre retorno, provando assim que a viam como algo inovador, que marcaria, que não podia simplismente ser cortada por questões financeiras. Se sair vencedora em um mercado capitalista foi seu maior triunfo!


Lost foi um marco principalmente também pela legião de fãs que se formou. Foram eles que contribuiram diretamente para a promoção da série a cada temporada. A cada episódio transmitido, todos se voltavam para a internet para debater, discutir e refletir sobre a trama. Quando a série resolveu revolucionar até mesmo na internet, sendo transmitido seus episódios simultâneamente com os EUA (via TV sempre era exibido com atraso de dias, até semanas), a coisa "piorou". Inúmeros blogs e sites foram formados especialmente para a produção, dentre eles o Lostpédia, o Dude, we are lost. Um infinidade de comunidades no orkut foram criadas. No meio disso tudo, amizades foram sendo geradas entre o Losties (os fãs), uns relatam até casamentos providos desta troca que a série promovia entre as pessoas. A internet foi um trunfo poderoso para que a série se firmasse como um marco, um meio que a confirmou como algo revolucionário, algo inédito desde então.



Em meio a tantas bizarrices como O Monstro, Os outros, a Iniciativa Dharma, Lost me conquistou pela variedade de personagens (o segundo maior elenco em uma série). Personagens estes que em muito espelham os da vida real. Jamais vamos nos esquecer de Charlie, um roqueiro viciado que encontra na ilha a chance de se libertar, do azarado e gracioso Hurley e seus misteriosos números, de Claire, que chegara grávida na ilha e antes estava disposta a não ficar com o filho, do Dr. Jack Shephard, que estava levando na bagagem o corpo de seu pai, com quem não tinha um bom relacionamento, e tantos outros como o esperto Sawyer, a fugitiva Kate. Não poderia esquecer do misterioso John Locke, este que era paraplégico, mas ao cair na ilha recebe a dádiva de voltar a andar. Todos eles memoráveis, com atores cujas atuações comoveram, alucinaram.

Com tudo isso seu fim chegou. E que The end! Ainda o estou digerindo. Foi épico (esta é uma das expressões mais usadas entre os fãs), maravilhoso. Para a tristeza de muitos não trouxe todas as respostas, mas acho que essa foi a intenção mesmo. Creio que o final de Lost será discutido por anos. Quem disse que a vida nos traz todas as respostas?
Muitos terão de repensar como se elaborar um programa tão inovador e original como fora este. Lost trouxe em potência os tais flashbacks onde, mesmo na ilha, podíamos viajar para fora dela e conhecer os nossos tão queridos personagens e seus dramas antes de virarem sobreviventes. No final da 3ª Lost se superou, trazendo para nós os agora tão famosos FlashesForwards onde, de forma surpreendente, nos era revelado o futuro de cada personagem, mesmo estes ainda estando na ilha. Quanta originalidade em sua narrativa! Vou parar por aqui! Poderia falar da magistral trilha conduzida por Michael Giacchino que, na verdade, era bem mais que um "fundo musical", mas ta bom.

As 5 temporadas encontram disponíveis em DVD e podem ser assistidas online no Terra. A 6ª deve chegar em meados de agosto, setembro. Para terminar quero deixar uma frase da crítica de cinema Ana Maria Bahiana que soube muito bem expressar o que foi (e continua sendo) Lost para todos nós:

- " É possível fazer uma indagação filosófica sobre o sentido da vida, 50 minutos por semana, três meses por ano, durante seis anos? Por incrível que pareça, é. E em TV aberta. "

Marcus Lyra

Um comentário:

  1. Verdade amigo, Lost veio e mudou a maneira de fazer séries, muitas começaram a "rebolar" pra tentar chegar no pique, mas digo com a sensação que muitos estão órfãos, mas fiquem tranqüilo, logo outra vem e nos surpreende!!!
    Belo post!

    ResponderExcluir