8 de maio de 2010

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus


O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus será sempre lembrado como o último filme de Heath Ledger, que morreu durante as filmagens do longa, em janeiro de 2008. Mas, para quem assiste, o filme supera esse rótulo por conta da notável - e já provada - capacidade do diretor Terry Gilliam (Irmãos Grimmy e 12 Macacos) em dar forma aos seus mais malucos delírios.

No caso deste seu novo trabalho, nada mais pertinente do que deixar a criatividade fluir solta. O dr. Parnassus é um homem com mais de três mil anos. Ele lidera um grupo de teatro mambembe que tenta sobreviver numa época quando as pessoas não se interessam mais por histórias. Em meio a uma úmida e atual Londres, a trupe – completada por Valentina (Lily Cole), filha de Parnassus; Percy (Verne Troyer) e Anton (Andrew Garfield) - encena o mundo imaginativo de Parnassus, que realmente existe através do espelho aparentemente cenográfico instalado no centro de seu palco. Sua moldura, no entanto, é passagem para a imaginação não do protagonista, mas do próprio cidadão que ousa ultrapassar a fronteira entre a realidade e a mente, tão cheia de ilusão truques e armadilhas. Mas o grande desafio de Parnassus é ganhar uma aposta feita há muito, muito tempo com o Diabo.

A realidade em O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus é sempre suja, úmida, escura. A direção de arte do longa reserva ao grupo de Parnassus os ambientes e figurinos mais criativos, brilhantes, em muitos momentos coloridos, enquanto as ruas de Londres são dominadas pela escuridão. Mas, quando os personagens ultrapassam o espelho de Parnassus – como a Alice de Lewis Carrol, que também atinge um mundo imaginário ao passar pelo objeto em Alice Através do Espelho -, o filme ganha cores e formas inusitadas. Criaturas sem corpos, somente com pés; cabeças gigantes das quais saem seres humanos; números musicais incomuns: são elementos que fazem parte da imaginação de Gilliam.

E qual a solução pra substituir Ledger? a boa solução pensada pelo roteiro, depois da morte de Ledger, que não havia concluído sua participação como o personagem Tony, que se junta à trupe de Parnassus foi a seguinte: como nesse mundo imaginário tudo pode acontecer ele muda sua imagem de tempo em tempo. Sem o ator, os atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell substituem Ledger dessa maneira plausível e condizente com a história do filme.

Muitos devem ir aos cinemas pra matar a saudade de Ledger, porém o filme é muito mais que isso, é uma ótima oportunidade de assistir a um filme surreal e extremamente encantador!


Minha dica desse fim de semana é esse filme que acabou de estrear!

Até o próximo post!

Willy Barcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário