12 de maio de 2010

DVD Onde Vivem Os Monstros

Onde Vivem Os Monstros foi pra mim uma das melhores obras do ano de 2009. Lançamento em DVD, esta aventura é uma boa dica para quem não quer pegar um cinema, preferindo o conforto de casa.

Baseado no clássico livro de Maurice Sendak, o filme conta a história de Max, um menino de 8 anos que, após uma malcriação, foge para um mundo de sua imaginação, habitados por nada menos que monstros selvagens. A obra de Sendak possuia apenas 40 páginas (na versão brasileira) incluindo ilustrações. Nas mãos do cult Spike Jonze a obra ganha mais profundidade e complexidade que se vêem nos detalhes. Um Trunfo, já que normalmente a obra literária se sai bem melhor do que as tão criticadas adaptações cinematográficas.

Chorei ao assistir este filme. Me falou tão profundamente. É difícil não se identificar com o protagonista da obra, interpretado brilhantemente por Max Records (o mesmo nome do personagem). Um garoto que se sente tão isolado. Seja pela falta da figura paterna, da irmã que chegou a adolescência e agora o trocara por novas amizades, falta da mãe (a ótima Katherine keener) que tem que dividir o tempo entre cuidar da família e o emprego, enfim, Max representa a realidade de mutos na sociedade moderna.

A grande atração do longa, e também a mais profunda creio, é quando Max parte para o tal universo onde vivem criaturas que se apresentam tão fofinhas, mas que logo se mostrarão cheios de conflitos assim como o menino. Ao chegar no lugar, Max se vê na necessidade de se impor, e logo adquire para si o título de rei fazendo a tais montros uma importante promessa: "tenho um escudo anti-tristeza e não vou deixá-la entrar", expressando assim o seu grande desejo e a dos habitantes deste novo mundo. Os monstros, dublados no original por uma grande classe de atores, entre eles o oscarizado Forest Whitaker, James Gandolfini da consagrada série Família Soprano e Catherine O'Hara, tomam uma complexidade nas mão do diretor que não havia no livro. Todos eles, como fruto da imaginação, refletem a personalidade de Max. Carol, por exemplo, é uma criatura em crise porque sua melhor amiga, a KW, está fazendo novos amigos. Tem um outro selvagem que, assim como o garoto no mundo real, tem dificuldades para ser ouvido, sente-se deixado de lado. Todos com suas frustrações e angústias.

Ao contrário da obra em que se baseia, Onde Vivem Os Monstros é um filme feito por crianças, mas para adultos. Tanto que a Warner não colocou cópias dubladas quando estreou aqui para evitar a confusão. O filme também foi censurado. Ainda bem! parece que nós "adultos" estamos aprendendo muito mais observando os pequeninos no cinema, ainda mais com esta jóia. O filme é rico em sutilezas, detalhes que são percebidos quando assistimos bem atentos, ou, até numa segunda vez (como foi o meu caso). Penso que Alice no País das Maravilhas pecara em tão simplismente se preocupar com a estética, com o comercial, enquanto que este se atentou em exteriorizar o interior de cada personagem (o que faltou em Alice), fugindo de formas tradicionais e convencionais. A crítica adorou, os fãs de Jonze ainda mais. Foi indicado a alguns prêmios, mas como sabemos, as verdadeiras pedras preciosas estão ocultas.

No final desta jornada posso dizer que foi uma boa experiência, que nos faz pensar, e até superar "certas coisas". Como o garoto, chegamos a conclusão que frustração, decepção e medo fazem parte da nossa caminhada. "Nem tudo é como a gente deseja".
- É Max, escudo anti-tristeza não existe. Ela, inevitávelmente, faz parte da vida!


Marcus Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário