20 de outubro de 2010

You Don`t Know Jack


Nessa semana pude conferir mais um filme produzido para TV, no canal HBO, a produção You Don`t Know Jack (Você não conhece Jack), que se baseia na história real de Jack Kevorkian, um médico americano que gerou grande polêmica por defender o direito do ser humano de optar pela morte quando este se encontra em estado de saúde precário, em fase terminal. Para isso, o Dr. Kevorkian passa a utilizar um método em seus pacientes denominado como "suicídio assistido", onde Jack não efetiva o homicídio, porém dar assistência aqueles que cometem indolosamente o suicídio utilizando-se de uma máquina caseira criada pelo próprio médico.

Al Pacino é o responsável por dar vida ao controverso "Dr. Morte", e o faz brilhantemente. A tempos não via Pacino numa atuação tão marcante como o vi neste filme. Ele compõe sem exagero algum um personegem que te leva a refletir sobre um tema tão delicado. Com seu olhar instigante e pensativo, o ator de 70 anos te conduz para dentro da situação vivida pelo doutor, nos confrontando com o que compreendemos sobre a vida e o direito de escolha de cada um. Se este filme tivesse sido produzido para o cinema, sem dúvida alguma Pacino estaria como sério candidato à estatueta dourada. Sua atuação foi reconhecida com o Emmy deste ano, merecidamente. A obra também recebeu outras importantes indicações como melhor filme, diretor (o respeitado Barry Levinson) e roteiro; no total foram 14 indicações.


You Don`t Know Jack tem seu grande mérito, além da escolha de Al Pacino, em ser um filme que, como já disse antes aqui, te leva a reflexão (raridade em produções norte-americanas). É relevante diante da temática tão atual e discutida como a eutanasia, que, vale ressaltar, difere desta apresentada no filme, que não é eutanásia, mas sim um suicídio assistido por um médico, já a outra o médico tem participação direta na morte do paciente. Pode-se dizer que este filme seria muito bem sucedido nas telonas. Sendo um trabalho muito bem realizado e dirigido, You Don`t Know Jack vale a conferida.

Completam o elenco também a maravilhosa Susan Sarandon, Danny Huston, Geoffrey Fieger e John Goodman. Todos ótimos.

Fica a minha dica!

Marcus Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário