25 de outubro de 2010

Alice Braga

Nos Especiais credencio a nossa talentosa e requisitada atriz Alice Braga, um dos nomes mais badalados nos últimos anos, dada sua carreira, digamos, meteórica, que estreou nas telonas em 2002 no filme "Cidade de Deus, de Fernando Meirelles", parceria esta que se repetiria em 2008 em "Ensaio Sobre a Cegueira", marcou presença em "Predadores" e em breve em "Os Coletores".

A Paulista Alice Braga tem 27 anos, filha da atriz e publicitária Ana Maria Braga e sobrinha de Sônia Braga (creio não precisar apresentá-la), meio que sem querer fez alguns comerciais, quando foi selecionada por fernando Meirelles e logo de cara ganhou um importante papel no Premiado "Cidade de Deus", ela deu vida a "cocota" Angélica, a namorada de um traficante, iniciando com o pé direito sua carreira no cinema. Em 2003 viaja para Nova Iorque para lançar o filme, e posteriormente volta para estudar e praticar inglês, oportunidade na qual colaborou com a Revista TPM indicando roteiros da cidade.

Em 2005 quando cursava Comunicação e Artes na PUC, foi chamada pra substituir Fernanda Freitas, convite feito pelo diretor Sérgio Machado (Cidade Baixa), no qual viveu a striper Karina, em um triângulo amoroso com Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura), com locações em Salvador, esta obra impulsionou de vez sua carreira, rendendo-lhe seus primeiros prêmios: Melhor Atriz no Festival do Rio, Prêmio ACIE de Cinema de Melhor Atriz, Melhor Atriz pelo júri oficial do 1º Prêmio Contigo!, Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema de Verona, Melhor Atriz em 2005 pela APCA, Melhor Atriz no Festival SESC - 2005, pelos júris popular e oficial, todos frutos deste trabalho.

Iniciando então sua carreira internacional em "Só Deus Sabe" (Sólo Dios Sabe) - Dolores, seguido de "Doze Horas até o Amanhacer" (Journey to the End of the Night) - Monique, até que chega sua hora e vez, ao lado de Will Smith em "Eu Sou a Lenda" (I Am Legend) - Anna e Cinturão Vermelho (Redbelt) - Sondra Terry.

Até que chegamos em suas duas grandes obras no cinema internacional em "Ensaio Sobre a Cegueira" de Fernando Meirelles, no qual faz uma cega, que em nenhum registro consegui encontrar o nome de sua personagem, registrado como garota dos óculos escuros, protagoniza a cena mais quente do filme ao transar com o marido da persongem de Juliane Moore. Com muita visibilidade participa do excelente "Território Restrito" contracenando com Harrison Ford, ela dá vida a Mireya, uma imigrante ilegal, que acaba criando um vínculo com o personagem de Ford, que tenta localizar seu filho. No ano em que atuou em "Ensaio e Território" foi recheio da revista Vanity Fair destacada como um dos rostos mais promissores ao lado de Ellen Page (Juno) e Zoë Saldaña (Avatar)

Na TV participou de Carandiru, Outras Histórias com histórias envolvendo personagens do filme Carandiru, de Hector Babenco, em que fez Vânia, mulher estuprada pelo cunhado do personagem Ezequiel (Lázaro Ramos) no episódio Ezequiel, o azarado, no dia 17 de junho de 2005. Não tendo podido cogitar fazer novelas devido aos sucessivos filmes com que se envolvia, nem tendo conhecido os palcos. Uma curiosidade em sua carreira é o fato de ter sido garçonete na premiação VMB, anos mais tarde subiria ao palco como apresentadora da festa, em março deste ano estreou como apresentadora do "SuperBonita".

Alice parece estar com tudo em Hollywood, esteve em cartaz com o filme "Predadores" protagonizando o filme ao lado do oscarizado Adrien Brody (O Pianista), e logo estará nas telonas estrelando ao lado de Jude Law (Cold Montain) e Foresther Whitaker (Último Rei da Escócia) o filme "Coletores" que conta a surreal história de uma empresa que aluga e vende órgãos humanos artificiais, no qual Jude e Foresther, coletam os órgãos dos inadimplentes, é quando cruza com Beth (Alice Braga), que tem praticamente tudo artificial, devido a uma coleta mal sucedida Law passa de coletor a procurado, e juntos embarcam em uma grande aventura para salvar suas vidas.

Fica aqui a dica para conferir as obras de nossa atriz que dia a dia está se firmando, com uma bela carreira, de beleza simples, voz interessante e boas atuações, em meio a milhares de latinas na terra do tio Sam, tarefa nada fácil, não entendo por que os diretores brasileiros não fazem como alguns diretores que puxam "sardinha" pra suas conterrâneas e queridinhas, tal como Almodóvar, Allen, Scorsese...

Enfim, abaixo sua filmografia:
2002 Cidade de Deus - Angélica
2005 Cidade Baixa - Karina
2005 Só Deus Sabe (Sólo Dios Sabe) - Dolores
2006 Doze Horas até o Amanhacer (Journey to the End of the Night) - Monique
2006 O Cheiro do Ralo - Nova Garçonete
2007 A Via Láctea - Júlia
2007 Eu Sou a Lenda (I Am Legend) - Anna
2008 Cinturão Vermelho (Redbelt) - Sondra Terry
2008 Ensaio sobre a Cegueira (Blindness) - Garota de óculos escuros
2008 Território Restrito (Crossing Over) - Mireya
2009 Cabeça a Prêmio - Elaine
2010 Os Coletores (Repo Men) - Beth
2010 Predadores (Predators) - Isabelle

Até nosso próximo post!

Wagner Robert

Um comentário:

  1. sisplemente a melhor atriz do brasil ....e uma
    das melhores ...do mundo .....

    ResponderExcluir