20 de outubro de 2010

Comer, Rezar, Amar


Comer, Rezar, Amar, é um livro de memórias escrito em 2006 pela escritora e americana Elizabeth Gilbert. A autobiografia narra a viagem da autora ao redor do mundo depois do divórcio e o que descobriu durante suas viagens. Em fevereiro de 2010, o livro permanecia na lista dos mais vendidos do The New York Times por 158 semanas. Foi aclamado pelo mesmo The New York Times como um dos livros mais notáveis de 2006, tendo vendido mais de 4 milhões de cópias em todo o mundo, foi lançado em trinta países.
As vendas do livro, publicado no Brasil em fevereiro de 2007, cresceram de maneira significativa nos últimos meses - apenas em janeiro, foi vendida mais da metade do total de exemplares comercializados ao longo de todo o ano passado. Graças a esse enorme sucesso entre os leitores brasileiros, Comer, rezar, amar acaba de ganhar uma edição em novo formato.
Elizabeth Gilbert estava com quase trinta anos e tinha tudo o que qualquer mulher poderia querer: um marido apaixonado, uma casa espaçosa que acabara de comprar, o projeto de ter filhos e uma carreira de sucesso. Mas em vez de sentir-se feliz e realizada, sentia-se confusa, triste e em pânico.
Enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado. Até que decidiu tomar uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo – sozinha. "Comer, Rezar, Amar" é a envolvente crônica desse ano. O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles. "Assim, quis explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas", explica.
Em Roma, estudou gastronomia, aprendeu a falar italiano e engordou os onze quilos mais felizes de sua vida. Na Índia dedicou-se à exploração espiritual e, com a ajuda de uma guru indiana e de um caubói texano surpreendentemente sábio, viajou durante quatro meses. Já em Bali, exercitou o equilíbrio entre o prazer mundano e a transcendência divina. Tornou-se discípula de um velho xamã, e também se apaixonou da melhor maneira possível: inesperadamente.
Escrito com ironia, humor e inteligência, o best seller de Elizabeth Gilbert é um relato sobre a importância de assumir a responsabilidade pelo próprio contentamento e parar de viver conforme os ideais da sociedade. É um livro para qualquer um que já tenha se sentido perdido, ou pensado que deveria existir um caminho diferente, e melhor.
Aclamado pelo mundo todo, claro, como não podia ser diferente esse ano "Comer, Rezar, Amar" originou o roteiro do filme homônimo.

Como em toda história originada de um livro ele sempre vai ser mais rico em detalhes do que o filme, mas, embora essa não seja uma postagem sobre o filme, eu indico os dois, leia e apaixone-se por Liz e suas experiências surpreendentes nos três I's Itália, Índia e Indonésia!

Até o nosso próximo posto.

Willy Barcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário