18 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2: O inimigo agora é outro.

"O bicho vai pegar... Tropa de elite, osso duro de roer, pega um, pega geral, também vai pegar você...", é com esse trecho da trilha sonora, que dou o ponta-pé inicial ao Mega Sucesso Nacional "Tropa de Elite 2, o inimigo agora é outro", que até o presente momento já bate a casa dos 3 milhões de expectadores em uma semana, causando um verdadeiro frissom nos cinemas, com filas intermináveis, sessões lotadas, aplausos ao fim do filme, fatos ocorridos durante sua estreia.
Em 'Tropa de Elite 2', Nascimento enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.

Bom, tenho dois destaques pra Tropa 2, Wagner Moura e o Roteiro, fico com o roteiro, que teve o reforço de Bráulio Mantovani ('Última Parada 174'), acaba por ser o grande diferencial da continuação do explosivo e agressivo filme, as cenas de ação estão mais elaboradas, e desta vez conta com profissionais de Hollywood, por isso temos o que considero de dobradinha perfeita, ação e trama, aliado a uma direção correta e firme, contando com a excelente autuação do inominável Wagner Moura, pra quem ainda tinha dúvidas de seu talento, seu Capitão Nascimento pulveriza qualquer crítico, e faz calar até o Rubens (o Ewald Filho, com todo respeito que o tenho).

Quero destacar Seu Jorge, que na primeira cena dá o tom do filme e mostra que devemos ficar atentos ao todo, "Tropa" desta vez não quer recrutar e nem ficar mostrando como se forma um soldado, não, é a hora de ir ao que interessa, sair do óbvio, de como o Rio de Janeiro chegou ao caos, e de maneira fria e objetiva, montar as peças do quebra -cabeça, e até mesmo descobrir a raiz do problema, não se tornando burocrático, o filme consegue ser articulado, agregando agora, as milícias da vida, os milicianos na política, ah, e como a política participa de todo o processo, nossa, sobra pra todo mundo...

Que fique bem claro que todos os acontecimentos relatados no filme são ficção e que qualquer semelhança com a vida real terá sido mera coincidência, será que nosso Ilustre Governador Sérgio Cabral e o Deputado Wagner Montes, concordam? Há de se conferir...O filme bem que poderia ter sido lançado antes das eleições, sobrou até pra Brasília (pronto, falei!). Tropa passa a encabeçar minha lista de melhor filme brasileiro do ano (talvez), gostei muito de "5x favela" e ainda quero ver "Suprema Felicidade", "Bróder" e "Vips" também com Wagner estrelando. Tropa de Elite é o nosso novo "Cidade de Deus", qualifico com 5 estrelas, por avançar, propondo um roteiro de qualidade, que passa a ser um plus na obra, não se segurando nas cenas de tiroteio, características deste seguimento, fica sem dúvidas um gostinho de quero mais, podemos esperar o 3? Qual será a proxima investida? Aguardem...

Fica ae a minha dica, até nosso próximo post!

Wagner Robert!

Nenhum comentário:

Postar um comentário