15 de junho de 2010

A Força da letra Jota

Parece que a letra "J" exerce alguma influência positiva sobre os homens da música, grandes nomes da música internacional tem nomes começados com essa letra. John Lennon, Jim Morrison, Jimmy Hendrix entre outros que fizeram parte da saga desta letra, que nos trouxe tantos rapazes talentosos. Estava mechendo no ipod e verificando as listas de cantores e, como ele organiza por ordem alfabética, percebi que havia uma concentração de grandes nomes nessa letra, porém não quero falar dor grandes, quero falar dos promissores e novos talentos, alguns ja estão há alguns anos no nosso dial, outros nem tanto, mas todos tem duas coisas em comum: são muito bons e seus nomes começão com "J", rsrsrs!

John Mayer: Ele merecia um post só pra ele de tão maravilhoso que é seu trabalho, infelizmente pouco conhecido aqui no Brasil, mas preferi colocar ele aqui no topo da lista como o primeiro, tanto em tempo de carreira, já que ele está na midia desde '99 quanto pela grandiosidade de seu trabalho, ele é muito bom, influenciado por Jimmi Hendrix, Stieve Ray Vaughan e Eric Clapton, Mayer tem em sua coletânea, sucessos que vão do pop ao blues sempre muito bem desenvolvido através de sua bela voz e sua cordas implacáveis. Em seus nove cds lançados desde sua estréia ele já nos trouxe vários hits inesquecíveis como: Free Fallin', Your Body is a Wonderland, Daughters e a recente e maravilhosa Heartbreak Warfarer.


James Morrison: Já falamos desse rapaz aqui no blog anteriormente mas ele não poderia ficar de fora, seu rosto angelical e seus olhos azuis de "bom moço" parecem esconder a energia e a vitalidade expressas em suas canções, talento pra dar e vender, composições simplesmente inigualáveis fazem dele um dos mais promissores cantores dessa lista. Tem base no jazz o que lhe rende uma versatilidade absurda nos seus dois únicos cds e o que lançou direto pro topo entre os grandes artistas da atualidade. Pra quem quer dar uma pesquisada nas músicas do rapaz os grandes hits são: You Give Me Something, Undiscover, Broken Strings e Better Man entre outros.




Jammie Cullum: Talvez seja o mais supreendente dos seis artistas aqui relacionados, ele é de uma musicalidade inusitada, quase elouquente e tudo o que ele toca se torna ainda melhor, eu já havia até comentado isso no post que fizemos sobre Cullum, ele consegue recriar canções clássicas de Jazz de nomes como, Sinatra e Nina Simone entre outros não tão clássicos como Rihanna e deixá las com um tom de jovialidade e energia totalmente novos e apaixonantes. Jammie é com certeza um nome que veio pra ficar, confira os hits Don´t Stop the Music, Mind Trick, What a Difference a Day Made entre outros.



James Blunt: Esse é com certeza o mais apaixonante de todos, acho que terei de pegar esse post e refazê lo, me sinto injusto por não fazer um post pra cada um deles, James Blunt também merecia um post só pra ele porque é um artista ímpar e que consegue transmitir em suas canções exatamente o que ele é, um cara doce, sentimental e apaixonante, suas canções já ritmaram muitos encontros amoroso e muita dor de cotovelo com certeza. Blunt com sua carinha de "Cachorro Abandonado" dá o toque final com sua imagem que é exatamente disso, um último romântico. Não tem a energia nem a versatilidade dos demais acima, porém tem identidade própria e voz inconfundível, é um dos meus ídolos da atualidade e com certeza veio pra ficar. Mesmo com apenas dois albuns conseguiu implacar vários hits desde seu primeiro e maior sucesso, Your Beautifull. Com suas letras românticas e extremamente tristes ele consegue derreter o coração do público e se firmar como cantor romântico mais badalado da atualidade. Pra conhecer um pouco melhor o nosso "Gatinho do Shrek" pesquise os hits: Same Mistake, Your Beautifull, High, Goodbye My Lover, 1973 entre outros.

Jason Mraz ainda é promessa, acabou de chegar e ainda esta meio desconhecido entre os grandes nomes que estão aqui porém eu costumo não errar e acho que tem tudo pra ficar, suas músicas são versáteis e ele tem um estilo muito próprio, ás vezes parece se um pouco com Jack Johnson devido ao estilo das músicas, um folk praiano, que nos remete ao mundo dos cantores que fazem sucesso entre surfistas e o pessoal mais zen, desde que foi lançado seu primeiro sucesso mundial I'm Yours o cantor já esteve no topo das músicas mais executadas com mais dois sucessos, um dele em parceria com Colby Caillat que embora seja uma mulher, tem o mesmo estilo de música, uma ótima dupla que fez o sucesso Lucky estourar logo nos primeiros dias de execução, em seu primeiro álbum de sucesso mundial (já que o rapaz está na música desde 2002) tem tambem uma parceria com o cantor James Morisson na canção Details in a Fabric. Pra conhecer melhor o rapaz, ouça: Beautifull Mess, I'm Yours, Lucky e Bella Luna

Jack Johnson é o único da lista que não ganharia um post meu, embora ele mereça respeito pela carreira estável e pelos sucessos que já emplacou, eu não me identifico muito com seu trabalho então esse post seria totalmente profissional, aqui não, aqui ele se encaixa como uma luva, não só pela letra do nome mas pelo merecimento de estar entre as grandes novas coisas da música masculina no mundo. A música de Jhonson também é algo de praiano, (não podia ser diferente já que nasceu e vive ate hoje no hawaii) é bem leve, suas cordas são muito bem distribuidas nas canções mas ás vezes elas parecem meio iguais, por isso e pelo tom de voz que é sempre o mesmo, sempre tenho a impressão de que ele canta de maneira informal em casa e alguem esconde um gravador e coloca tudo no cd, depois hehe. Isso pode ser muito bom porque aumenta a sensação de relaxamento das suas canções, mas sinto falta de algo diferente feito por ele, acho que seria legal ele nos surpreender com uma regravação ou mesmo uma mudança de ritmo em uma das cansões. Enfim, vale a pena pesquisar: Better Together, Good People, Sitting Waiting Wishing, Breakdown, You and Your Heart entre outras.

Bom, se vc estava meio carente de boa música interpretada por bons cantores, tem dica de sobra hoje, detalhe, todos com letra J, rsrsr!

Até nosso próximo post.

Willy Barcellos

2 comentários:

  1. Putz.. ainda bem que não entrou Justin Bieber nesta lista!!hehehe...

    ResponderExcluir