13 de junho de 2010

Testemunhas de uma guerra

"Não existe regra para quem vive ou morre na guerra...
Na guerra as pessoas morrem e isso basta.
Não há outra explicação a ser esta."

Está é a chamada inicial deste filme que está indo direto para as locadoras, "Testemunha de uma guerra" é um drama protagonizado por Colin Farrell (Coração Louco). Contando a estória de Mark e David que são amigos e experientes fotógrafos de guerra que buscam imagens no Kurdistão, uma região considerada muito perigosa. Mark, ambicioso, quer ficar mais uns dias no campo de guerra, em busca de uma foto exclusiva, mas David só pensa em voltar para a sua esposa, pois já não agüenta mais tanta violência. Mark reaparece repleto de ferimentos e hematomas e descobre que David não conseguiu voltar.

Este é o ponta pé inicial para essa boa obra dirigida pelo iniciante Danis Tanovic, em sua terceira produção, com tomadas suaves quando necessárias e ágeis nos momentos de tensão, embora o filme fique meio perdido em alguns momentos, focando na guerra e as lembranças dispersas do protagonista.
Salvando o meio do filme aparece o veterano Christopher Lee (Senhor dos Anéis) que dá vida ao personagem Joaquim Morales, que lhe aplica uma espécie de "tratamento" para que Mark consiga se curar do trauma pós retorno da guerra, que culmina, bom não posso falar, rs, mas resulta na sequência mais importante da trama.
Não posso deixar de pontuar negativamente Colin Farrell, que tem uma atuação pífia, fiquei com a impressão de que ele estava em certos momentos mais preocupado com sua "escovinha progressiva" do que com a cena, uma decepção, no auge do filme, em uma cena chave, ele simplesmente não evolui, não avança, não alcança o ritmo dos outros atores em cena, e vou te falar uma coisa, mesmo com sua interpretação equivocada, a cena é tocante e forte, de certa forma previsível, mas emociona e impressiona pelo volume de drama. Por tudo isso aqui apresentado, classifico com 3 estrelas, e se não fosse por Colin, talvez quatro, na boa, ainda sim considero uma boa opção de locação, bastante pipoca e boa sessão.

Fica ae a dica, até nosso próximo post!

Wagner Robert

Um comentário:

  1. Adorei o post! Me animou de querer assistí-lo por dois motivos: Christopher Lee é genial. seu vilões, sua atuação são marcantes" E o outro (e oprincipal motivo) é este post que está exelente!!!

    pena que segundo sua crítica Colin Farrel não tenha evoluido (ainda)...Parabéns. Muito Bom!!!

    ResponderExcluir