11 de junho de 2010

Alanis Morissette


Alanis Nadine Morissete é sem dúvida uma das cantoras de maior talento no mundo da música atual, a pequena canadense vem nos trazendo belíssimos trabalho no decorrer de sua carrera que já dura 10 anos, parece que foi ontem que ela era apenas mais uma novidade musical embaladinha pra presente no mundo da mídia, mas a menina nos tem provado ano após ano que veio pra ficar, dona de uma voz, que vai do estridente ao mais relaxante timbre já ouvido antes por nossos gratos ouvidos e isso numa época em que a música andava carente de algo novo e verdadeiramente bom, que nos fizesse esquecer aquele pop ridiculo e deslavado de spice girls e de bandinhas tipo Backstreet Boys, NSYNK, e outras que só subestimavam a capacidade dos jovens de curtirem algo realmente bom, eis que papai do céu nos enviou, Alanis!
Vencedora de 7 Grammys ela está aí desde '90 e já vendeu 74 milhões de cópias em todo o mundo.

Ela começou sua carrera com dois álbums meio inexpressivos que foram o primeiro com o título Alanis e o segundo que se chamava Now Is The Time pela MCA Records. Seu primeiro álbum com repercursão internacional foi Jagged Little Pill, que chegou ás lojas em '95 e até hoje conserva o título de álbum de estréa mais vendido por uma cantora, rendeu mais de 33 milhões de cópias mundialmente. Além desses títulos a gata é considerada a cantora de rock que mais vendeu discos na história da música e foi chamada de Uma das mulheres mais talentosas que conheço! por ninguém menos do que a patroa, dona de parte da gravadora Maverick Records: Madonna. (Imagina receber um elogio desses da Blondie Mother!) Nesse primeiro álbum, praticamente todas as canções viraram hit, era ela chegando forte em nossos ouvidos!

Seu álbum seguinte foi Supposed Former Inlatuation Junkie foi lançado em '98 e fez quase o mesmo sucesso do primeiro, ganhou vários premios e atrelou se rápidamente a um projeto da MTV pra fazer um Unplugged que aconteceu logo no ano seguinte, '99 o album é perfeito, descobrimos uma alanis muito mais melódica e leve em canções inesquecíveis como "No Pressure Over Capuccino" e "King of Pain" do The Police, nesse disco surge uma música que se tornaria um hino dos jovens dessa época "Uninvited" que após consagrada nesse álbum fez muitos românticos chorarem com uma versão que fez parte da trilha do filme "Cidade dos Anjos" além de outras versões de sucessos da cantora.

"Under Rug Swept" veio em '02 era o primeiro album do novo milênio da cantora, foi totalmente produzido por ela, esse que tem na minha opinião a mais bela capa entre os discos da Alanis lançou hits como "Hands Clean" e "Precious Illusions", e ainda a música "Utopia", lançada de graça pela Internet em homenagem aos ataques de 11 de Setembro de 2001. Nesse ano Alanis ameaçou romper com a Maverck por se sentir abafada artisticamente pelos empresários, Madonna se encontrou pessoalmente com Alanis pedindo-a para permanecer. Alanis permaneceu com a Maverick Records. Ironicamente, ou não, a ameaça de romper o contrato com a gravadora rendeu dois álbuns de estúdio no mesmo ano: "Under Rug Swept" e "Feast On Scraps" que seria uma espécie de B-side do primeiro.

2004 é o ano de So-Called Chaos produzido pela própria, juntamente com Tim Thorney e John Shanks. Ela se afirma, num álbum autoral e confessional, compondo músicas que sintetizam seus esforços passados e sua maturidade.

Depois de algumas coletâneas e releituras é chegada a vez de Flavors of Entanglement último álbum de alanis até os dias atuais, foi lançado no dia 30 de Maio de 2008. O disco tem 11 faixas e foi produzido juntamente com Guy Sigsworth, conhecido por suas composições e produções eletrônicas. Optando por arranjos largamente diferentes de seu estilo musical, Alanis experimenta mixagens eletrônicas na maior parte das músicas deste disco. Flavors of Entanglement ganhou Juno de Melhor Álbum Pop do Ano de 2009 no Canadá. Em Junho de 2009 Alanis confirmou o fim do contrato com a gravadora Maverick Records, com a qual vinha lançando seus CD's desde 1995. Depois de lançado Flavors of Entanglement, acreditava-se que Alanis renovaria seu sucesso se as músicas certas tivessem sido lançadas como singles pela gravadora. O single 'Underneath' fez sucesso moderado; depois foi lançado 'Not As We' como single, mas sem o sucesso esperado. O rompimento do contrato teve como motivos principais exigências contratuais que Alanis e sua banda não poderiam atender e aos problemas de marketing com seus álbuns. Não há previsão de qual gravadora fará seus próximos álbuns. No video abaixo podemos conferir "Not As We", a grande balada deste álbum.


No dia 28 de Fevereiro de 2010 Alanis se apresentou na cerimônia oficial de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 em Vancouver, no Canadá, cantando a música Wunderkind, composta originalmente para a trilha sonora do filme As Crônicas de Narnia.

Em abril de 2010, Alanis Morissette lança a música "I Remain" como parte da trilha sonora do filme Principe da Persia.

Tá aí mais uma dica de música boa... Alanis Morissette!
Até nosso próximo post!
Willy Barcellos

Um comentário:

  1. Amo Alanis de paixão!!! meu albúm favorito é Under Rug Swept, com canções inesquecíveis!!!

    O post juntamente com os vídeos está exelente, maravilhoso...ela merece!

    ResponderExcluir