3 de novembro de 2010

The Walking Dead

Surge uma nova série de tv chamada The Walking Dead (aqui no Brasil "Os Mortos-vivos"). Tendo aproveitado o halloween neste último domingo dia 31 para ser lançada nos EUA, a série alcançou recordes de audiência em sua estréia. Aqui no Brasil, a série estreiou nesta quarta feira, dia 2, onde pude conferir esta comentada produção e trazer como dica este projeto que tem tudo para dar certo.

The Walking Dead é uma adaptação da cultuada HQ Os mortos-vivos, de Robert Kirkman e Tony Moore, que narra a história de um grupo de pessoas que buscam a sobrevivência depois que a terra se torna vítima de um holocausto zumbi. Tendo como protagonista o policial Rick Grimes (Andrew Lincoln).


Confesso que desde que Lost partiu, nehuma outra série havia aguçado a minha atenção no que diz respeito ao gênero Ficção, no caso desta aqui ficção-horror, se posso assim classificá-la. Walking Dead me surpreendeu. Sua proposta é muito boa. Se tratando de televisão, falar de zumbis não é algo comum, ao contrário do cinema
(Resident Evil, Zumbilândia). E nesta nova empreitada os chamados "Mortos-vivos" se saem muito bem. Tendo um ponto de partida interessante, narrando um trágico ocorrido na vida do policial Rick Grimes, e seu despertar do coma em um mundo já enfestado por pessoas desfiguradas, sedentas por carne, a série tudo tem a seu favor para fincar seu espaço. O 1º episódio é tenso, apresenta os personagens com tranquilidade, tem um drama comovente, provando que a produção não quer ser apenas um show de sangue. Um dos fatores que mais me impressionou neste episódio piloto foi a maquiagem das criaturas, assustadoramente perfeita, não devendo nada do que o cinema já propôs.

Quem produz a série é o cineasta Frank Darabont, que já dirigiu obras marcantes como Um Sonho De Liberdade e À Espera De Um Milagre. Ele é quem conduz o episódio que da abertura a prdução, e segundo entrevistas o cineasta tem se mostrado muito empolgado com o projeto. Ele tem ressaltado a questão de como a tv tem sido espaço para ousadia e criatividade, ao contrário do cinema. Tomara que ele não desista da sétima arte!

Walking Dead acerta pela seriedade que, já em sua abertura, trata de um tema que antes era visto como "pipoca". Estou torcendo para que ela prossiga em sua ótima proposta, e emplaque assim como Lost e tantas outras emplacaram. Aqui ela está sendo exibida pelo canal Fox; sua primeira temporada terá 6 espisódios no total. Fica a minha dica!

Marcus Lyra

Um comentário: