2 de agosto de 2010

Glee


Quero confessar que sou fã de carteirinha de musicais. Adoro os eternos clássicos como Cantando Na Chuva, A Noviça Rebelde e suas maravilhosas canções interpretadas pela doce e inigualável voz da Julie Andrews, e por aí vai. Ressalto também os musicais modernos que trouxeram uma nova harmonia para o gênero tal como Moulin Rouge que provara uma Nicole Kidman saltando a voz e bonito, o divertido humor negro de Chicago que conquistou a crítica e o oscar de Melhor Filme em 2002, confirmando que "os filme cujos diálogos do nada se transformam em canções" reencontraram seu lugar no cinema com louvor. Seguiram-se produções criativas com sucesso não só de crítica como de público como no caso de Hairspray e Dreamgirls, confirmando ainda mais que o gênero voltou, e para ficar.

A novidade em se tratando de musicais agora é na TV. Não falo de High School Music não (sem comentários rs), estou falando de Glee. Uma série que tem virado febre no mundo inteiro, conquistado prêmios e mais prêmios, batendo records de downloads tanto de episódios quanto das canções interpretadas na trama.

Tendo como cenário principal um colégio, Glee tem como enredo o coral Novas Direções
(antes chamado Glee Club), formado por estudantes cuja maioria são nerds, garotos e garotas nada populares, deficientes, os quais buscam a fama e aceitação por parte dos "normais". Dirigido pelo professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison), o grupo de musica parte em busca de campeonatos para alcançar estatus, tudo em meio a conflitos, dramas familiares e muito romance. O mais interessante é que Glee aborda temas como gravidez na adolescência, homossexualismo e entre outros com muito bom humor, dexando o clima da série agradável, longe de ser sufocante ou clichê demais.


Glee está terminando sua 1ª temporada agora, tendo uma 2ª já confirmada. O sucesso é tanto que cantores de nome (Jenifer Lopes, Beyoncé) e até o ator Javier Bardem estão sendo cotados para participarem de futuros episódios. Outro fator que esta sendo determinante para o sucesso do programa é o fato de suas canções não serem própias (como nos musicais tradicionais), mas sim singles já bem conhecidos. É comum ouvir de Barbra Streisand a Lady Gaga em seus episódios, tendo uma grande variedade de estilos e gostos em seu repertório, fazendo até com que aqueles que não curtam o gênero passem a curtir.


Esta é minha dica se você deseja acompanhar algo novo e divertido na TV. Sendo transmitida aqui no Brasil pelo canal da Fox, tendo transmissão online pelo site do Terra. Em breve deverá ser exibida em canal aberto também (acho que pela Globo). Para você, amante da música, Glee é um programão!

Marcus Lyra

2 comentários:

  1. Sou um total viciado em Glee!!!heheheh
    Estou encantado com as versão das músicas... muitas até muito melhores que as originais em si.
    Destaco aqui 3: Bust Your Windows(http://www.youtube.com/watch?v=NQoCvUmnTfo), One Less Bell to Answer / A House is Not a Home(http://www.youtube.com/watch?v=W8jQnaT591Y) e Smile(http://www.youtube.com/watch?v=t8BfH1Xgbgk)...
    Altamente recomendado... a propósito... muitos capítulos me emocionaram profundamente!!hehe

    Mais uma coisa... quem ver Glee e não se tornar fã de Sue Sylvester, pare de ver imediatamente!!huahauahauhaah

    ResponderExcluir
  2. Glee é 10!! Também achoe que as novas roupagens que eles tem dado às músicas são muitas das vezes superiores às orginais...

    Gosto muito da "Smile" de chaplin, "True colors", "Dont stop, Beliven"...e tantas outras...

    Sue Sylvester É FANTÁSTICA!

    ResponderExcluir