20 de agosto de 2010

O Último Mestre Do Ar


Sinopse:

Na história, o mundo é dividido em quatro nações: a Nação do Fogo, o Reino da Terra, a Tribo das Águas, e os Nômades do Ar. A cada geração surge uma pessoa que possa controlar os quatro elementos (terra, água, fogo e ar) e que domine as artes marciais. Essa pessoa é o Avatar.
Quando a Nação do Fogo ataca as outras três nações a fim de escravizá-las, o Avatar desaparece, retornando cem anos depois e partindo em busca da libertação das nações.


Bom, pra começo de conversa quero deixar claro que não tive contato algum com a série animada a qual o filme se baseia, chamada Avatar. O principal motivo que me levou a querer assistir a obra é o fato de ter M. Night Shyamalan na direção (que já deixei explícito ser um dos meus diretores favoritos).


Agora, quero comentar aqui quão severamente este filme tem sido odiado pela critica especializada. Um crítica chegou a chamar Shyamalan de idiota, outro disse que com este trabalho, o diretor indiano enterrou sua carreira. O que me chamava a atenção nessas terríveis críticas é que tacavam o maio no diretor, mas quase não faziam comentário da produção em si. Pensei logo - " ta parecendo perseguição", já que sabemos que de uns tempos pra cá os filmes de M. Night tém sido muito mal recebido por parte dos críticos e do público. Apenas uma pequena parcela tem um certo apreço por Night. Contudo, fui assistir a este novo trabalho com duas coisas em mente: Os críticas erraram, estão pegando muito no pé de Shy, e outra, o filme deve ser no mínimo interessante.

Após conferir a O Último Mestre do Ar, com pesar eu posso dizer que a crítica dessa
vez esta com a razão. O filme tinha o essencial para funcionar bem: um história simples e brilhante; mas Shyamalan se mostra inseguro a cada parte do filme, não desenvolve bem os personagens, se apóia em efeitos visuais, bacanas a propósito, mas que não fazem com que a obra brilhe mais do que merecia. Sabe aquela sensação do tipo "poderia ser muito melhor"? foi justamente esse sentimento que tive. Poderia ter sido uma obra digna de ser tornar uma bem sucedida série, já que esta, a propósito, foi programada para ser uma trilogia, mas como o filme não foi tão bem nas bilheterias é provável que não haja continuação. Outra questão, não existe quase nada autoral que nos faça identificar um traço das qualidades do diretor, ele abre mão, de certa forma, da própria identidade que o levou a ser cultuado, o que vai deixar seus fãs decepcionados.


O Último Mestre Do Ar é de todo ruim? Não. Aproveita-se alguma coisa. Os cenários e o visual convencem; as locações (algumas no oriente médio) são bonitas e dão um tão original; o fato de trazer mensagens de natureza (e crença) oriental também é legal, apesar de não ter sido bem aproveitadas. O elenco, se não exigir-mos muito, funciona, e o fato de ter uma obra sendo interpretada pela maioria não sendo made in USA já alivia um pouco diante de tantos bluckbusters que só trazem rostos estadunienses. Contudo, os equívocos do filme encomodam, e muitos vão odiar por isso.

Marcus Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário