28 de julho de 2010

Preciosa - Um História de Esperança


Esse filme tinha tudo para se tornar "mais um filme comovente sobre negros que encontram em seu caminho um salvador branco para apostar em suas vidas"; tinha tudo para andar de mãos dadas com o decepcionante Um Sonho Possível, se enchendo de clichês e com bastante trilha musical para comover em cenas tocantes. Graças a Deus e ao talento do diretor Lee Daniels, Preciosa - Uma História de Esperança toma o caminho oposto das típicas produções e realiza uma obra-prima!

Contando com um elenco surpreendentemente ótimo (todos sem excessão atuaram muito bem, até mesmo os singers Mariah Carey e Lenny Kravitz em papéis secundários), um roteiro que foge de todas as armadilhas para evitar o usual, o fácil, e duas atrizes que dão um show de interpretação (a ganhadora do oscar por coadjuvante Mo'Nique e a injustiçada Gabourey Sidibe como protagonista) a obra pega pesado ao retratar a vida de Claireece Jones Precious, que quando ainda criança era forçada a ter relações sexuais com o pai, tendo deste dois filhos, e agora jovem precisa lidar com uma mãe "monstruosa" (a sensacional Mo'Nique), a sua péssima condição social e com suas frustrações sentimentais.

A história é contada de forma bem sincera, o mais próximo da realidade possível, sem
rodeios, sem enfeites. Daí alguns acharem o filme baixo astral demais. Mas é justamente desse "clima" pesado, de miséria, de frustrções que Lee Daniels tira poesia, beleza e, por fim, esperança. Toda crueldade e violência passada na tela, mostrando simplesmente a realidade de muitas "preciosas", é que fazem dessa produção um dos filmes mais importantes da atualidade.


Ganhador de vários prêmios, sendo a maioria para Mo'Nique, ainda conseguindo o merecido oscar por roteiro adaptado, Preciosa não é um filme fácil, não é entretenimento, e sim o retrato de muitas vidas, sem fundo musical para as coisas parecerem mais amenas, um filme obrigatório.


Fica a minha dica! Confira, reflita, passe para os outros...


Marcus Lyra


Um comentário:

  1. Concordo plenamente, Preciosa foi o melhor filme do ano passado e acho que vc usou a definição certa: "Obra de Arte".

    ResponderExcluir