9 de dezembro de 2010

Sherlock


Quando soube de uma minissérie que transportava para os dias de hoje o detetive mais famoso da literatura, Sherlock Holmes é claro, não me animei muito não. Mesmo porque curti bastante a nova adaptação cinematográfica de Guy Ritchie com o ótimo Robert Downey Jr. na pele de Holmes. Mas minha curiosidade falou mais alto e resolvi conferir essa produção inglesa, do canal BBC, chamada simplismente de Sherlock.

Dividida em três episódios ( A Study in Pink, The Blind Baker e The Great Game), para minha surpresa, Sherlock talvez seja o que foi de mais criativo e genial feito pela tv este ano. A minissérie é criativa, inteligente, dinâmica, com cenas de tirar o fôlego. Acerta em transpor os personagens para os dias atuais com uma genialidade incrível. Outro grande acerto de Sherlock consite principalmente na dupla central da trama: Sherlock Holmes (interpretado muito bem por Benedict Cumberbatch) é um jovem inteligente, arrogante, com uma habilidade única de dedução e que ajuda a polícia de londres quando esta não tem outra alternativa. Já John Watson, interpretado por Martin Freeman (outra ótima escolha) nos é apresentado como um um ex combatente da guerra do Afeganistão, que sem condições de manter um aluguel sozinho, é apresentado por um amigo a Holmes, com quem passa a dividir um quarto e várias aventuras.



Interessante notar como ficou perfeita a composição desses dois personagens. Watson, por exemplo, sofre de problemas psicológicos devido a um ocorrido na guerra. Já Holmes demonstra ter tido problemas com drogas e ainda parece sofrer para se recuperar. Sendo assim, a fácil aceitação dos personagens é imedianta, pois foram devidamente humanizados, sem excessos, com problemas comuns do nosso século.


De todas as dicas que já dei, esta deixo com maior satisfação ainda. Sherlock é entretenimento cabeça, pensante, um programão. Pena nenhum canal daqui do Brasil ter se prontificado a exibí-la ainda. Portanto, o único meio de ter acesso a ela é baixá-la, tendo disponíveis na net formatos de alta qualidade como o de HDTV.

Há boatos de que uma segunda temporada, também com três episódios, já esta sendo programada para o ano que vem. Torço para que seja verdade!

obs.: o trailer abaixo não tem legenda.


Marcus Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário