15 de dezembro de 2010

O Último Exorcismo

Olá, e ai, tudo na mais perfeita? Espero que sim! Trago hoje para nossa conversa um filme que simplesmente me surpreendeu positivamente, falo de "O Último Exorcismo", que não tem qualquer ligação com aquele outro de 1973, ao ver o trailer desdenhei e nem me interessei em ir ao cinema, eis que chega as locadoras, resolvi dar uma oportunidade e prestigiar, e não é que foi uma grata surpresa! Pois muito que bem, o filme traz a história do reverendo Cotton Marcus, ele permite que seu último exorcismo seja filmado para a realização de um documentário. Mas, ao chegar à fazenda da família que contará com sua ajuda, ele se surpreende ao perceber que nada se compara ao verdadeiro mal que está lá, ele e a equipe de filmagem precisarão encontrar uma maneira de se salvar, antes que seja tarde demais.

Este é o ponta-pé inicial desta trama que vem seguindo uma avalanche de filmes no estilo falso documentário de suspense e terror, que vem obtendo muito êxito ultimamente, a exemplo temos "REC 1 e 2", "Atividade Paranormal 1 e 2", com baixo custo de produção, e excelente retorno nas bilheterias, parece que este estilo está fazendo escola, a obra traz um cinegrafista que por sua vez também participa das cenas, proporcionando tomadas nervosas e imagens de baixa qualidade, concebidas propositalmente, desviando nossa atenção e de quebra aumentando a tensão da cena, vejo algo positivo nessa nova leva, já que o trabalho de som é diferenciado, sem aquelas trilhas sonoras de terror que anunciam que o mal está para acontecer, deixando-o mais natural, permitindo que escutemos sons como, a respiração ofegante dos personagens, ruídos originais da cena e até mesmo em certos momentos o silêncio total, que acaba tornando a trama cada vez mais real, influenciando diretamente no resultado final.

Como podem perceber evitei fazer comentários acerca da trama e roteiro, já que o filme nos surpreende, ou pelo menos, me surpreendeu a cada tomada, por diversas vezes imaginei finais diferentes, realmente intrigante, fato que pontuo positivamente, pois geralmente a tendência é que a obra nos prenda pelos sustos e não pelo desfecho dos mistérios ali contidos, em "O Último Exorcismo" o grande barato é a despretensão do filme, que vai se desenvolvendo com calma, levando a momentos de grande tensão. Como disse inicialmente, foi uma grata surpresa, para aqueles que curtem o gênero, é um prato cheio, podendo apostar durante todo o filme sobre as possibilidades de um determinado final, enfim, muita pipoca e guaraná e uma excelente sessão!

Fica ae a dica, vai na minha que você só tende a se dar bem, até nosso próximo post!

Wagner Robert

Um comentário: