12 de dezembro de 2010

Machete

Ola, e ai, tudo na mais perfeita? Espero que sim! Trago a dica de um filme que está dividindo opiniões por onde tem passado, inclusive por aqui, recentemente apresentado no Festival de Cinema do Rio, "Machete" foi motivo de críticas e elogios, alguns acharam que a despretensão e senso de humor impressas na obra do jovem diretor Robert Rodrigues, aliada a uma forte crítica sobre o sistema americano de combate a imigração formam o ponto alto da obra, enquanto alguns mais "cult" preferiram torcer o nariz e acharam sangrento, violento e sem requintes nos quesitos som e fotografia.

Pois muito que bem, assisti atentamente a este filme devido a notoriedade e premiações que vem recebendo, em Cannes causou frisson, e não é para menos, a primeira vista "Machete" não demonstra ter cuidado com sua fotografia, em alguns momentos até parece ser um filme amador, mas no fim fiquei com a impressão que a imagem amarelada era proposital pra reportar a algo sujo e sem glamour mesmo, sabe? No elenco nomes de talento duvidoso como Jéssica Alba, Steven Seagal e Lindsay Lohan, contrapondo encontramos nomes como Robert de Niro, Roberta Rodriguez e Danny Trejo.

Não vou negar que o filme poderia ser mais bem cuidado, ter sido mais lapidado, mesmo que a ideia talvez seja realmente de satirizar e brincar um pouco com este tema tão batido no cinema, as sequências de ação com metralhadoras e facões são um pouco surreais, e em alguns momentos são hilariantes, mas rumando pro mal gosto do que pro bom. Destaque pra cena em que Machete foge do hospital agarrado as tripas (sei bem lá o que era aquilo) como se fosse uma corda, enfim, o filme tem um enredo muito bem amarradinho que vai construindo um Herói a la Mexicana, avançando temos os interesses obscuros da mão de obra barata nos EUA, e como hoje ninguém vive sem política, esse ingrediente também apimenta um núcleo na trama, tratado de maneira realista (ao menos me pareceu) como são sujos os mecanismos da politica atendendo o desejo dos empresários e grandes investidores, que mexem com tudo, desde a droga ao controle das fronteiras, do que entra e do que sai.

Machete chega em um ano que até o presente momento os destaques foram "Alice", "Ilha do Medo", "A Origem", "Harry Potter 7", "Minhas Mães e Meu Pai", "Comer Rezar Amar", "Toy Story 3", já dizem que vai faltar filme pra indicar ao Oscar, lembrando que estamos em dezembro e continuamos num ano minguado, então, acaba por se destacar por sua braveza. Sem dúvidas tem seus méritos, além da crítica inerente no roteiro, aborda os costumes e tradições mexicanas, dando um toque todo especial ao filme, que não fica engessado, talvez seja essa a grande sacada do diretor, o despretensão em fazer um clássico, e se permite viajar e fazer do filme uma grande aventura, criando mais do que um Herói Mexicano, um mito.

Então assim, Machete é "vível", talvez, não imperdível, mas vale a sua atenção, atende ao que se propõe, entrete, por isso, cravo 3 estrelas e meia, e na torcida de que títulos bons venham logo!

Fica ae a dica, até nosso próximo post!

Wagner Robert

Nenhum comentário:

Postar um comentário