14 de julho de 2010

Vander Lee


No meu último post eu havia falado da nossa atual carência de bons cantores "homens" na nossa mpb, estamos com uma fonte inesgotável de cantoras que continuam a aparecer no mundo da mpb e raramente surge um cantor cantando algo de bom, já faz algum tempo que não surge um rapaz trazendo coisas novas pra nossa música, daí decidi falar de alguns cantores que merecem destaque e o primeiro que escolhi é um mineiro mega simpático, divertidíssimo (quem já foi no seu show sabe disso) além de ser um dos melhores compositores da nossa mpb, com vocês, Vander Lee!

Vanderly Catarina é um mineiro arretado de bom, você pode até pensar que não conhece nada dele, mas eu vou te provar o contrário. Esse moço que nasceu em Belo Horizonte - Minas Gerais no dia 03 março de '66 é um dos compositores mais requisitados da nossa mpb. Vanderly que hoje usa o nome de Vander Lee, iniciou sua carreira cantando em barzinhos mineiros nos meados da década de '80. Em '86 gravou sua primeira fita demo com apenas 4 canções e em '87 já fazia shows com seu repertório próprio. Suas músicas variam desde baladas românticas, samba e rock mineiro, em suas composições Vander Lee fala de acontecimentos do passado, da vida cotidiana e nas mais românticas, sempre fala dos caminhos, e descaminhos de amor. Em suas letras ele consegue entregar pro ouvinte todo o sentimento e a doçura que uma música pode transmitir através das letras ricas em rima, melodia e poesia que só ele sabe como fazer.

Se você é um dos que pensa não conhecê-lo, assista os videos espalhados pela postagem, garanto que já ouviu todas as canções, só não sabia quem cantava!




Em 1996 Vander Lee ganhou o segundo lugar do festival ‘Canta Minas’ realizado pela Globo Minas com a música Gente não é cor. Esse foi o impulso necessário para o artista produzir seu primeiro cd independente, assinando ainda como Vanderly no ano de 1997. O cd não obteve uma venda significativa, mas conquistou os primeiros fãs do cantor. Em novembro de 1998 Elza Soares conheceu o trabalho do artista e incluiu a música Subindo a Ladeira em seu repertório de show. Vander Lee a convidou para assistir um show seu em BH e ela além de vir, dividiu o palco com ele. A partir daí, ele realizou várias participações nos shows de Elza em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Seu segundo cd, ‘No Balanço do Balaio’ foi lançado em 1999 pelo selo da Kuarup, com participações de Mauricio Tizumba, Tambolelê, Raquel Coutinho e o pai do cantor, José Delfino. O disco rendeu boas críticas e circulou timidamente por Minas, Rio e São Paulo. Vander sentiu uma movimentada em sua careira após várias cantoras gravarem suas músicas, como Rita Ribeiro, Eliana Printes, Gal Costa, Emilinha Borba, Alcione, Leila Pinheiro, Paula Santoro, Margareth Menezes, Luiza Possi, Selmma Carvalho. Até hoje um grande número de mulheres gravam suas canções.



Em 2003, o terceiro cd nasceu de uma temporada de shows feita por Vander Lee em Belo Horizonte, no teatro Chico Nunes. O cd se chama ‘Ao Vivo’ e contou com a participação de Elza Soares e Rogério Delayon. A Indie Records vendo o potencial do disco resolveu distribuí-lo. O trabalho foi um sucesso e rendeu ao artista muitos shows pelo Brasil, além da possibilidade de lançar em 2005 o cd ‘Naquele verbo agora’, mais romântico e levemente pop. Com esse disco, Vander Lee arrebatou o público com as canções maravilhosas, principalmente Esperando Aviões que fez muito sucesso nas rádios, além disso foi finalista do “Prêmio Tim de Música”, nas categorias Melhor Disco e Melhor Cantor da Canção Popular.




Em 2006, Vander Lee gravou o cd e DVD ‘Pensei que fosse o céu’ no Grande Teatro do Palácio das Artes, em um show emocionante, com uma banda de peso e a participação de Zeca Baleiro. Além disso, gravou também seu segundo DVD, o ‘Entre’, um acústico com convidados (Renato Motha, Regina Souza, Maurício Tizumba) que será lançado em breve.

O ano de 2009 começou com boas surpresas. Em dezembro lançou seu mais novo cd, intitulado ‘Faro’. Com produção de Marcelo Sussekind, o cd tem uma levada mais pop e possui 12 faixas, sendo 10 inéditas. As outras duas músicas do cd são bem especiais: um poema musicado de Cartola, chamado Obscuridade e uma versão de Ninguém vai tirar você de mim, sucesso na voz de Roberto Carlos. O cd conta com as participações do africano Lokua Kanza, Regina Souza, Renegado.

Hoje Vander Lee segue com a turnê do cd Faro pelo Brasil prometendo ao público shows emocionantes e cheios de poesia.




Viu como você conhece ele?

Minha dica de hoje, ta querendo ouvir música boa e composição de qualidade? Busque os trabalhos do Vander Lee, sugiro todas as músicas que ele canta, não tem nada de ruim em seus álbuns e nas composições sugiro em especial: Quem Vai Dizer Tchau na voz de Nando Reis, Aquela Estrela na voz de Eliana Printes, Contra o Tempo com Rita Ribeiro e Onde Deus Possa Me Ouvir cantada maravilhosamente bem por Gal Costa. Prepare o coração!
Até nosso próximo post!

Willy Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário