11 de julho de 2010

Marisa Monte

A Maior Cantora do Brasil, assim a revista Rolling Stones classificou nossa maravilhosa Marisa de Azevedo Monte. Esse posto fora antes ocupado apenas por uma cantora, Elis Regina. Eu tenho muito medo desses rótulos extremos mas estava aqui pensando com meus botões e acho que EU "talvez" concorde com a revista, não porque eu ache que ela seja absoluta, mas porque, pensando nos grandes nomes da nossa música (que eu decididamente não considero tão grandes assim), acaba sobrando o primeiro lugar pra ela mesmo, estou até meio perpléxo e assustado por não haver percebido isso antes, mas às Bethania's e Gal's e os que as consideram as melhores, peço perdão, caso discordem de mim! Claro que sei que Marisa Monte não fez nada por nossa política nem teve nenhuma influência nos ritmos de nossa mpb, mas falando se de música, o histórico dela é impecável, mas, esqueçamos essas comparações, elas não são importantes, vamos fazer o que já devíamos ter feito, falar de Marisa Monte.






Nascida no Rio de Janeiro no dia 01 de Julho de '67 Marisa é Cantora, Compositora, Instrumentista e Produtora musical, já ganhou 3 grammy's latinos além de vários outros prêmios como: Video Music Brasil, Prêmio Multishow de Música Brasileira, Prêmio Tim de Música, etc, poderia ficar aqui 15 minutos citando as premiações dela! A linda e afinada cantora já vendeu mais de 10 milhões de CD's e DVD's no mundo todo, no brasil em 2009 ela teve o auge desses números vendendo 5.850 milhões de CD's e DVD's. É um número considerável, certo?







Marisa é considerada a cantora que mais influenciou outras cantoras que foram lançadas a partir da década de 90 em diante. Se a gente avaliar friamente, Marisa surgiu numa época onde não era comum uma cantora surgir do nada como é hoje, em '87 o país estava vivendo um período de baixa na mpb e o que estava no auge no cenário musical era o funk melody (um ritmo popular, rico nas rimas e pobre na poesia, que nos fez aturar várias bandinhas e duplinhas que hoje a maioria nem existe mais, graças a deus!) e do sertanejo com dezenas de duplas sertanejas surgindo a cada dia com suas cansões melosas e interpretações chorosas de seus intérpretes, e nessa época era um festival de Claudinho e Bochecha, Latino, Sampa Crew, Pepê e Neném, Leandro & Leonardo, João Paulo & Daniel, Zezé Di Camargo & Luciano e mais um milhão de duplas, mas a MPB de raiz estava parada, nada de bom acontecia e ai Marisa apareceu e me lembro que foi um Bum! Marisa Monte era a grande novidade da época porque simplesmente não haviam outras iguais, as cantoras que faziam sucesso na MPB dessa época era as que já faziam a muitos anos e outras que sobreviviam muito mal porque não apareciam na midia, Zizi, Leila Pinheiro e Jane Duboc davam os últimos suspiros (aliás quero deixar aqui minha reverência a Zizi e Gal que sempre foram as mais afinadas), com uma canção aqui e outra ali, Gal, Bethania, Elba, estavam onde sempre estiveram e estarão, no lugar delas, com os fãs delas e tal, mas a intensão ao dizer isso não é denegrir a imagem dessas cantoras, afinal esse é o caminho normal pra todas, até a própria Marisa já chegou no seu "lugar comum".
Eis que surge uma magrela-branquela com uma vóz clássicamente interessante mandando um "Bem Que Se Quiz" e arrancando arrepios do mundo, foi arrebatador, foi novo, foi único! Depois disso ela continuou a surpreender com "Só Quero Chocolate", "Beija eu" e simplesmente não parou mais.

Hoje quando surge uma "Maria Gadú" ou uma "Mariana Aydar" da vida, a gente se entrega, compra o cd, posta no orkut os videos, mas no fundo fica uma voz bem lá no fundo da nossa cabeça perguntando repetidamente: "será que ela é boa mesmo ou será apenas mais uma "Maria Rita" que surgiu, arrancou suspiros, veio cheia de promessas e hoje é apenas mais uma? Depois de Marisa uma enchurrada de Zélias, Anas, Luizas surgem a todo canto e a cada dia, mas não podemos esquecer que ela fez a diferença, ela desbravou esse caminho da MPB feminina que andava meio largado, assim como anda nos dias de hoje a MPB masculina, não se tem nada de novo surgindo, mas vamos esperar no Mariso Monte!

Por isso Marisa tem tantos adjetivos, e pode sim carregá-los porque quando ela surgiu, só tinha sua vóz, a mídia não era o que é hoje que qualquer um (como eu) pode fazer um blog e falar bem de qualquer coisa e influenciar outras pessoas, naquela época ela só tinha o jabázinho da rádio e se não fosse boa, nem chegava no segundo cd, mas ela chegou, aliás chegou em muitos outros, inclusive seus álbuns MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor de Rosa e Carvão estão na lista dos 100 melhores discos da história da música popular brasileira.

Enfim uma postagem que deveria falar de Marisa Monte acabou com cara de crítica musical dos anos 90, mas isso só aconteceu por um motivo: Marisa não precisa de definições, classificações etc, ela com seu jeito calmo de movimentos leves consegue nos levar as alturas cantando, seja canções mais lentas, seja seus sambinhas de raíz ou mesmo seus ritmos mais enlouquentes, ela é perfeita, ela é Marisa Monte.

Dispensa qualquer dica!

Até o próximo post.

Willy Barcellos.

Um comentário:

  1. Marisa é boa, mas discordo em número gênero e grau, como vc disse no início é sua opnião...

    Bethania, Elis, Gal, são Deusas, Marisa, Ana, Cássia, são semi-deusas...

    Cresci ouvindo Bethania, Elis, Tim, e na adolescencia as musicas de Marisa entraram na minha vida através das trilhas sonoras de telenovela, gosto bastante dela, mas de boa, não consigo considerar a maravilha da MPB, ah, sem falar da Nana...

    É sempre bom que compartilhe de sua experiência musical, mas dessa vez, no auge da minha insignificância, vc não vai para o trono...

    Abs!

    ResponderExcluir