8 de abril de 2011

Contracorrente


Depois que O Segredo de Brokeback Mountain teve ótimo desempenho de crítica e púplico internacionalmente em 2005, vários filmes com temática gay passaram a ser produzidos, conqusitando cada vez mais espaço na sétima arte. Até mesmo o hollywoodyano Jim Carrey encontrou um par do mesmo sexo na telona ano passado com o ótimo O Golpista do Ano. Com toda essa abertura comercial conquistado, seria evidente surgir produções que tocassem no tema utilizando-se de clichês. O brasileiro Do Começo ao Fim, com Rafael Cardoso e João Gabriel Vasconcellos, parecia mais um conto de fadas gay do que um filme que deva ser levado a sério como propunha o longa. Logo, esse tema que até pouco tempo era discutido de forma original, verossímel, começou a trilhar para o pieguismo e clichêsismo comercial. Felizmente, Contracorrente (Contracorriente no original) é o oposto disso.


Tendo como cenário uma pequena vila de pescadores, Contracorrente conta a historia do pescador Miguel (Cristian Mercado), casado com Mariela (Tatiana Astengo), que vive um romance conflituoso com o artista plástico Santiago (Manolo Cardona). Com tal enredo, o peruano Javier Fuentes-León constrói uma história poética, inusitada e sensivelmente original. Os personagens são compostos sem caricaturas, são pessoas comuns, com dramas comuns e um "incomum" para abalar os alicerces do vilarejo.


A relação entre Miguel e Santiago soa tão natural, embalada por belas paisagens, com ótimas interpretações e um roteiro que caminha com tranquilidade em seus 100 minutos. Contracorrente é uma boa amostra de que ha cinema bom em outras partes do mundo. Este aqui é vizinho nosso! Filmado no Peru, a produção recebeu aplausos da crítica internacional, tendo uma ótima carreira. Aliás, a América do Sul tem feito bonito no cinema. Ainda por estrear, o suspense uruguaiano La Casa Muda dá um show de tensão sobre um caso verídico.


Contracorrente entrou esta sexta em cartaz. Recomendo! é um programão! Marcus Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário