Vamos aos trabalhos, o documentário mostra como os golfinhos são capturados, os bastidores sujos da política, a manipulação das informações, a censura, enfim, muita sujeira na indústria bilionária deste fofo animal. Tudo começou na década de 60 na tv americana com o seriado "Flipper, o Golfinho", o fascínio por eles começou a crescer em larga escala, mas até ai tudo bem, eis que surge TAIJI no Japão, é de arrepiar, uma falsa mensagem amistosa é impressa por todas as partes da cidade, de início temos a impressão que lá é realizado algum projeto de apoio e tal, assim como existe no Brasil o projeto Tamar, engano total, vamos conferir em seus 90 minutos toda a resistência imposta por um grupo de pescadores em conjunto com grandes grupos internacionais e governantes, tentando impedir que qualquer informação seja divulgada ao mundo.
Mas não foi o suficiente, associando-se a Psihoyos e à Oceanic Preservation Society, O'Barry decide então denunciar o sangrento massacre de golfinhos. Bom, por um momento tive de questionar, qual seria o problema com a caça, abatemos todos os dias vacas, frangos, peixes, qual seria a diferença? Está na maneira como isso vem sendo feito, na brutalidade, na covardia, além disso, vem ocorrendo um grande desequilibrio ambiental, não é informado o teor de mercurio que eles têm e com isso pode vir a causar câncer, por lá, inclusive, chegou a ser incluido no cardápio da merenda escolar das crianças japonesas, em seguida retirado.
Impressiona também a falta de informações sobre este tema na rede, a qual, não consta nada acerca do lançamento aqui, que deve se resumir aos DVDs, ao pesquisar, descobri que está disponivel uma versão on-line pra que possamos conferir esse grande absurdo que etá acontecendo, e digo mais, se você é sensivel, ama os animais, tem senso de humanidade, não assista, ou melhor assista, pois, vai despertar, assim como despertou em mim, uma grande vontade de divulgar e até mesmo lutar em favor dos fofuchos...
Vale ressaltar a garra, a coragem da equipe que se dispuseram a realizar esta obra, não consigo esquecer a cena da captura na enseada do Taiji relatada no filme, por isso tudo aqui apresentado, não vou economizar nas minhas estrelinhas, qualifico com 5. Deixo aqui a dica, melhor, vou além fica aqui o pedido pra que assistam, busquem informações, esse tema não pode ir pra debaixo do tapete, jamais!
Fica ae a dica, até nosso próximo post!
Wagner Robert
Wagner amei sua matéria! Muito além de uma análise, é uma conscientização! Amo documentários e confesso que não havia me interessado por este pelo mesmo motivo que vc deu, pensando que não fazia sentido falar de "caça". Mas você trouxe a verdadeira mensagem por trás deste trabalho...estou muito curioso para assistir.
ResponderExcluirQue venha mais post de documentários!