11 de março de 2010

Roberta Sá


Pára tudo! Vamos falar da maior revelação da música brasileira nos ultimos anos: Roberta Sá.

Roberta Varela Sá nasceu em Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Na infância seus pais lhe apresentavam rock Beatles, MPB e músicas regionais. Aos 9 anos mudou-se para o Rio de Janeiro em virtude do segundo casamento de sua mãe. Com 18 anos fez intercâmbio em Missouri nos Estados Unidos onde estudou canto num coral durante um ano. De volta ao Rio fazia aulas de canto, enquanto cursava jornalismo e trabalhava como balconista. Em 2001 fez show de abertura para apresentação das bandas Liquidificalouca e Paula Leal e Os Infiéis, no Planetário da Gávea.
Em 2002 durante as férias da universidade sua professora de canto Vera de Canto e Melo lhe recomendou que fizesse testes musicais, e Roberta acabou entrando no programa de televisão Fama. O programa, que se pretendia uma academia de artistas, tradicionalmente moldava seus cantores num estilo americanizado, o que não agradava a jovem que foi eliminada na quarta semana. O grande legado do programa segundo a própria cantora foi a oportunidade dela conhecer Felipe Abreu (irmão da cantora Fernanda Abreu) que se tornou seu preparador vocal e lhe incentivou preparar um show, que foi realizado no Mistura Fina alguns meses depois, e logo após lhe recomendou a gravar uma demo.
Roberta gravou uma demo (contendo cinco canções), que chegou às mãos do autor de novelas Gilberto Braga em 2003, que gostou da voz da cantora e pediu que ela gravasse “A Vizinha do Lado” de Dorival Caymmi para a trilha da novela Celebridade, que escrevia no momento.
Roberta conheceu Rodrigo Campello, que se torna seu produtor. Eles gravam sob encomenda de uma empresa um álbum promocional intitulado "Sambas e Bossas". Entre as gravações alguns clássicos como "A Flor e o Espinho", "Essa Moça tá Diferente" e "Chega de Saudade".

Em 2005 Roberta Sá lança seu primeiro álbum, chamado "Braseiro". O álbum incluiu três músicas da demo e foi produzido por Paulo Malagutti e Rodrigo Campello.
No álbum há canções de compositores consagrados como Janet de Almeida (Sambo Mesmo), Chico Buarque (Pelas Tabelas) e Paulinho da Viola (Dança da Solidão), e de novos talentos como Marcelo Camelo (Casa Pré-Fabricada), Tereza Cristina (Lavoura), Lula Queiroga (Ah! Se Eu Vou), Rodrigo Maranhão (Olho de Boi) e seu marido Pedro Luis (Braseiro).
O trabalho conta ainda com a participações de Ney Matogrosso (Lavoura) e MPB-4 (Cicatrizes).

Em agosto de 2007 foi lançado seu segundo álbum, intitulado "Que Belo Estranho Dia Para se Ter Alegria". No mesmo ano, ganhou dois prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte): melhor cantora e melhor álbum. Com ele, Roberta conquistou o disco de ouro pelas mais de 50.000 cópias vendidas.
Em 2008, a música "Mais Alguém" entrou na trilha sonora de Negócio da China. Mais tarde, em 2009, a mesma canção também entrou na trilha sonora da novela Viver a Vida.
Dica: Esqueças seus conceitos e preconceitos... Ouça essa cantora que é a mais afinada, a mais encantadora, uma mulher que consegue ser expressiva até sem se mover, tive que colocar dois videos no post, pra que as pessoas que não a conhecem, possam consertar esse erro.
Até o próximo post!
Willy Barcellos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário