31 de março de 2010
Surpresa em dobro
Com situações de extremo humor, o filme atende ao que se propõe garantindo gargalhadas do início ao fim com as confusões que esses marmanjos vão se meter pra tomar conta das crianças por duas semanas, imaginem o que vai rolar!
Mesmo com 04 indicações ao Framboesa de Ouro, o Oscar do que existe de mais bizarro no cinema, "Surpresa em Dobro" é uma comédia bem ao estilo sessão da tarde. Indico que vejam esse filme sim, é um filme leve, divertido, sem grandes pretensões ou mensagens cabeça, apenas tem a missão de entreter e isso acontece. Um filme que pode ser visto tranquilamente por toda família, um programão. Que tem estréia prevista para o início de abril, é só aguardar, conferir e dar muitas gargalhadas, 2 estrelas e meia.
Até nosso próximo post.
Wagner Robert
30 de março de 2010
500 dias com ela
Nossa, por onde começar, são tantos aspectos fascinantes que esta obra aborda, de maneira leve, gostosa e muito didática até... Vi esse título na relação de filmes que seriam exibidos no Festival de Cinema do Rio de 2009, ele seria o responsável pela abertura, isso me levou a buscar informações sobre a sinopse, lançamento e tal. A sinopse é a seguinte: Quando Tom, azarado escritor de cartões comemorativos e românticos sem esperanças, fica sem rumo depois de levar um fora da namorada Summer, ele volta a vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar entender o que deu errado. Suas reflexões acabam levando-o a redescobrir suas verdadeiras paixões na vida. Até então parecia ser apenas mais um daqueles açucarados, pra minha grata surpresa me enganei redondamente...
As nuances de uma relação mostrada de forma divertida, sem banalizar o tema, muito charmosa a idéia da contagem de dias apresentando um termômetro da relação, no início o casal era só alegria, a afeição dele é uma, e com o passar dos dias, já não é mais como antes, ponto alto pro dia em que eles se conhecem, o dia da primeira transa, ver a felicidade de Tom, que sai cantando pelas ruas como em um musical e até vê um passarinho verde, literalmente, que sacada, destaco também a cena de quando ela o convida pra uma festa em seu apartamento, em meia tela aparece o que ele gostaria que acontecesse, e na outra metade o que de fato está acontecendo, de forma simultânea, tadinho, ela vai partir seu coração, mas como todo bom apaixonado que venera sua princesa ou príncipe, prefere seguir com a eterna esperança que um dia mude...
29 de março de 2010
Lima Duarte
Estréias da Semana
Vale ressaltar que o cinema está a todo vapor, semana passada entraram em cartaz 08 títulos, essa semana temos mais 06, na próxima 07, dá gosto de ver o ano começar assim movimentado.
Chico Xavier - O Filme (Biografia)
Sinopse: Chico Xavier é uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium Chico Xavier, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Vida conturbada, com lutas e amor. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Fênomeno? Fraude? Os Espiritos existem? Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.
Elenco: Nelson Xavier, Angelo Antonio, Matheus Costa.
Surpresa em Dobro (Comédia)
Sinopse: Os protagonistas da trama são três policiais do bairro do Brooklyn, como o próprio título sugere, interpretados por Richard Gere, Ethan Hawke e Don Cheadle (Um Hotel Bom pra Cachorro. Também estrela a trama Wesley Snipes Na ação, os policias têm seus destinos amarrados por uma intrigante cena de crime. Juntos, devem solucionar o caso, mas para isso serão testadas a lealdade e a moral.
Elenco: Richard Gere, Don Cheadle, Ethan Hawke, Ellen Barkin, Wesley Snipes, Will Patton, Brian O Byrne, Vincent D'Onofrio, Lili Taylor.
Sinopse: O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na web. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até que o surgimento de uma figura misteriosa desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.
Elenco: Henrique Larré, Ismael Caneppele, Tuane Eggers, Samuel Reginatto, Áurea Baptista.
Os EUA x John Lennon (Documentário)
Sinopse: O documentário mostra a transformação do John Lennon artista no ativista social e como o governo norte-americano tentou silenciá-lo e expulsá-lo do país. Não é apenas um episódio isolado da história americana, mas sim um fato relevante na atualidade. Focando-se no período 1966/1976, aborda ainda a luta pelos direitos civis, a nova esquerda e os movimentos políticos, a decepção com o governo Nixon, o caso Watergate.
Sede de Sangue (Terror)
Sinopse: Sang-Hyun, um padre que acredita que a vida é preciosa, torna-se voluntário de um projeto secreto de desenvolvimento de vacinas para ajudar a salvar vidas a partir de um vírus mortal. Mas, durante o experimento, ele é infectado com o vírus e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue desconhecido, milagrosamente, volta à vida, mas o sangue o transforma em um vampiro. Sang-hyun está agora em conflito entre o desejo carnal de sangue e sua fé, que o proíbe de matar. Mas se ele não pode sobreviver sem se alimentar de sangue humano, como ele poderá obtê-lo sem recorrer ao assassinato?
Elenco: Song Kang-ho, Park In-hwan, Shin Ha-kyun, Kim Ok-bin, Kim Hae-sook, Oh Dal-su.
Até nosso próximo post!
Wagner Robert
28 de março de 2010
Criação
Bom, a partir desta sinopse era só correr pro abraço e ser feliz, na boa, estava esperando um filme no mesmo nível de "Amadeus", mas deixou muito a desejar, senti a história de Darwin ligeiramente deixada de lado, quando o filme poderia aproveitar da rica vida do cientista e suas experiências, mas o roteiro preferiu ir pra um lado mais lúdico, fazendo links das histórias que ele conta pra filha, com o seu trabalho. Meio confusa as passagens de tempo, indo e voltando, a filha era um espírito, as vezes aparecia viva meio que atormentando-o, enfim, demorava um pouco pra me situar, mas até ai nada de muito grave.
Quero aqui destacar o trabalho de Jennifer Connelly que está absoluta em todas as cenas, não consegui pegar uma cena mais ou menos dela, não, esta excelente, Paul Bettany na pele de Darwin, sua composição é fascinante, mas o destaque sem dúvida é a estreante nas telonas a atriz mirim Martha West, que menina expressiva, dá gosto de ver, ela atua no mesmo nivel dos adultos não deixando o tom de drama cair. Se não fosse por estes três não sei o que seria deste filme, que conta ainda com uma fotografia belíssima, com isto qualifico com 3 estrelas.
Até nosso próximo post!
Wagner Robert
O Castelo de Vidro
A Cabana
O livro aborda a questão recorrente da existência do mal através da história de Mack Allen Phillips, um homem que vive sob o peso da experiência de ter assassinado o próprio pai e ter sua filha Missy, de seis anos, raptada durante um acampamento de fim de semana. A menina nunca foi encontrada, mas sinais de que ela teria sido assassinada são achados em uma cabana perdida nas montanhas.
Vivendo desde então sob o domínio de uma grande tristeza, Mack, quatro anos depois do assassinato de sua filhinha, recebe um misterioso bilhete supostamente escrito por um tal "papai", convidando-o para uma visita a essa mesma cabana. Ali, Mack terá um encontro inusitado com Deus, de quem tentará obter resposta para a inevitável pergunta: "Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar nosso sofrimento?"
27 de março de 2010
Yo, también
Daniel (Pablo Pineda), um jovem sevilhano de 34 anos, é o primeiro europeu com síndrome de Down que obteve título universitário. Começa sua vida profissional na administração pública onde conhece Laura (Lola)...
Com um roteiro muito bem montado, um drama, embora tenha suas nuances de comédia, com Daniel, o protagosnista, que brinca muito com a situação dele, fazendo um paralelo, mostrando que "nós" e 'eles" temos os mesmos medos, angústias e desejos, o ponto alto do filme é quando Laura o questiona sobre ele querer ser normal, tendo em vista o quanto ela que é considerada normal, tem uma vida anormal, e fica a pergunta, o que será essa tal "normalidade", será que devemos continuar a classificar as pessoas?
Durante a sessão me peguei por diversas vezes dizendo tadinho, e tudo mais, dai me dei conta que não tem essa não, somos todos iguais, diferentes por ter necessidades especiais ou não. Isso é um reflexo do filme, ele mexe com a gente o tempo todo, nos atiça a pensar sobre o que somos, como agimos, é praticamente uma terapia em grupo, é um divisor de águas, extremamente agregador, e posso te garantir que você jamais sairá da sala da mesma maneira que entrou, ah, sairá melhor eu acho... risos
Mas a obra ainda vai além, uma linda história de amor entre um casal de especiais que se conhecem na escola de dança, tem ainda a própria história de Daniel e Laura, os conflitos familiares, os medos e os cuidados para com eles, enfim, um filme muito valioso, classifico com 5 estrelas, acompanhem esse título e não percam sua estréia!
Até nosso próximo post!
Wagner Robert
25 de março de 2010
Amélia
Hilary Swank interpreta a aviadora, Amelia Earhart, símbolo da liberdade americana, que tem como parceiro George Putnam (Richard Gere), seu editor e amante, com quem mantém um relacionamento tempestuoso, movido pela ambição, admiração mútua e por um grande amor.
Pois muito que bem, vamos iniciar os trabalhos, temos uma grande história de perseverança, daquelas que nos motivam nunca desistir de nossos objetivos e sonhos. Amélia é de fato uma mulher de talento, e acima de tudo corajosa, principalmente em uma época extremamente machista, onde o maior espaço que uma mulher pode ter é o de sua cozinha...
Gostaria de ressaltar a química que Hilary Swank e Richard Gere formando um lindo casal, nos fazendo acreditar que o amor pode ter várias nuances e que podemos crescer de acordo com a relação, ficando claro que a admiração pela parceira/parceiro faz toda a diferença...
Embora não ache uma obra prima, é uma obra acertada, com uma linda fotografia, uma boa trilha e uma direção acertada, contando também com a boa interpretação de Swank e Gere, clasifico Amélia com 3 estrelas e meia, é de fato uma das melhores opções entre as Estréias da Semana, se não for a melhor...
Fica ae a dica, até nosso próximo post!
Wagner Robert
23 de março de 2010
Cadê os Morgan?
Quando vi o trailer fiquei animado pois a Sara Jéssica é uma boa atriz e ela combina com esse gênero de comédia romântica, e o Hugh Grant então, só faz essa linha, e faz bem. Pra minha decepção o filme não tem nada que se salve, o casal não tem empatia, a história é super sem graça, e digo isso no aspecto do Romance, quando o aspecto é comédia fica ainda pior, sem brincadeira, passados 30 minutos do filme não havia dado meia risada, e olha que sou tolerante com comédias romanticas.
Até nosso próximo post
Wagner Robert
22 de março de 2010
O Segredo Dos Seus Olhos
Em “O Segredo dos Seus Olhos”, Espósito trabalhou toda sua carreira em um tribunal e finalmente aposentou-se. Com tempo livre, ele decide escrever um romance baseado em um caso de estupro com o qual trabalhou em décadas passadas.
Uma pergunta não cala durante todo filme: que segredos um olhar pode ocultar, ou revelar? Fica a pergunta que só será respondida após assisti-lo. Com um clima todo particular, a história é contada de forma atemporal, indo e voltando no tempo, confesso que em determinados momentos fiquei meio perdido, se estavam em dias atuais ou no passado, mas mesmo assim, é um filme muito gostoso, o clima de suspense é sufocador, por vezes me peguei apreensivo aguardando a próxima seqüência das peripécias do agente Espósito e seu fiel escudeiro, essa dupla é impagável, que dobradinha. Vale ressaltar que o filme é em lingua não inglesa, trazendo um charme todo especial, marcando ainda mais o clima de suspense e sedução latina...
Classifico-o com 4 estrelas, quase 5, risos, lembrando que nem de longe é um filme comercial, não se engane, creio que o maior segredo deste filme é que ele é totalmente despretensioso, uma sinopse aparentemente leve, mas é aí que vem o pulo do gato, com uma direção segura e interpretações corretas, sem fazer dramalhões, é muito bom ver o cinema dos nossos Hermanos feito com qualidade, o que me impressiona é pensar que a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC) tenha selecionado “Salve Geral”, pra representar o Brasil na pré-seleção do Oscar, precisamos rever nossos conceitos...
Fica ai a dica, até nosso próximo post!
Wagner Robert
21 de março de 2010
Semana Com Super Estréias!!!
Com Hugh Grant, Sarah Jessica Parker, Elisabeth Moss, Sam Elliot, Kim Shaw, Mary Steenburgen, Michael Kelly.
Com George Clooney, Ewan McGregor, Kevin Spacey, Jeff Bridges, Stephen Lang, J. K. Simmons, Robert Patrick.
Elenco: Charlize Theron, Kim Basinger, Jennifer Lawrence, José María Yazpik, Joaquim de Almeida, Tessa la, Diego J. Torres.
Sinopse: O que você faria se lhe entregassem uma caixa com apenas um botão e que se você o apertasse lhe deixaria milionário mas, ao mesmo tempo, tirasse a vida de alguém que você não conhece? Norma Lewis (Cameron Dias) é uma professora e o seu marido, Arthur (James Marsden), é um engenheiro da NASA. Eles são um casal com um filho que leva uma vida normal morando no subúrbio. Tudo muda quando um misterioso homem aparece com uma proposta tentadora: a caixa. Norma e Arthur têm 24 horas para fazer a escolha. Logo eles irão descobrir que certas escolhas estão fora de seu controle e vão muito além da fortuna e do destino.
Com Cameron Diaz, Frank Langella, James Marsden, Gillian Jacobs, Michele Durrett.
Elenco: Tyler Mane, Danielle Harris, Scout Taylor-Compton, Dee Wallace Stone, Danny Trejo, Malcolm McDowell.
Sinopse: Hilary Swank vive a aviadora americana Amelia Earhart, primeira mulher a sobrevoar o oceano Atlântico e Pacífico e planejava cruzar o planeta seguindo a linha do Equador quando seu avião desapareceu, no final da década de 30. Seu paradeiro nunca foi informado.
Com Hilary Swank, Mia Wasikowska, Virginia Madsen, Ewan McGregor, Christopher Eccleston, Richard Gere.
Até nosso próximo post.
Wagner Robert
20 de março de 2010
James Morrison
Quando visitou Derby, Morrison encontrou um bar chamado "Ryan's Bar", onde havia "microfone liberado" à noite, para as pessoas poderem falar o que quiserem no microfone. Nos dois anos seguintes, ele executou e construiu uma sequência até assinar com a Polydor Records. Antes de ser assinado com um grande selo, Morrison também tinha feito excursão com a cantora Corinne Bailey Rae (ja já falaremos dela aqui no blog).
Undiscovered, foi o primeiro album do rapaz, ele alcançou o sucesso mundial com estréia do single "You Give Me Something", que alcançou #2lugar na Holanda e #5 no Reino Unido. Ele lançou seu álbum de estréia em 31 de Julho de 2006. O álbum recebeu boa crítica, como por exemplo do jornal The Sun, com a senguinte afirmação "Não existe uma faixa ruim no álbum!".
Morrison foi convidado para tocar no V Festival 2006, em uma das menores tendas do festival. O público no entanto, foi muito maior do que o esperado pra ele e tiveram de providenciar uma tenda maior. No V Festival 2007 ele desempenhou o seu show completo sobre o palco principal. Ele também catou "You Give Me Something" em 2006 pelo Royal Variety Performance diante do príncipe Charles e a duquesa da Cornualha. Ele apareceu no Live from Abbey Road na sequência da sua sessão de gravação ao vivo no Abbey Road Studios, em 5 de Janeiro de 2007.
Na sequência da gravação de undiscovered, Morrison fez sua primeira aparição na televisão nacional nos Estados Unidos. O álbum estreou em # 24, os E.U.A. com 24.000 cópias na primeira semana de lançamento.
Em 2007, Morrison foi nomeado para 3 BRIT Awards e ganhou o premio de Melhor Artista Solo Britânico Masculino. No Concert for Diana, em 1 de Julho de 2007, ele executou a música "Wonderful World" e "You Give Me Something", em honra à princesa Diana.
"Songs For You, Truth For Me" foi lançado em 29 de Setembro de 2008. O álbum apresenta entre outras coisas um dueto com a cantora Nelly Furtado, intitulado "Broken Strings". De outubro de 2008 até o final do ano Morrison excursionou por toda a Europa. O álbum teve bom desempenho, estreou no TOP 3 do Reino Unido e ficou cinco semanas no TOP 10.
Nele estouram: "You Make It Real"(trilha do filme 'Ele não está tão afim de você) e "Broken Strings". Após o sucesso de Broken Strings, o álbum que havia sido gradualmente decrescente estabelece uma posição fraca se comparado ao primeiro, porém, deu um salto de #48 pra #29, e em seguida, duas semanas mais tarde, entrou no top ten no número 7. Ele subiu novamente na próxima semana para número 4, vinte semanas após o lançamento. O mesmo efeito permitiu ao album "Songs For You, Truths for Me" estourar na Irlanda. Na logo na semana seguinte o álbum subiu ao topo da tabela, simplesmente como o número #1 no top dez.
Minha dica é que vocês ouçam os album do rapaz e me digam se estou errado!
Até nosso próximo post!
Willy Barcellos
Beatriz Milhazes
Beatriz Ferreira Milhazes (Rio de Janeiro RJ 1960). Pintora, gravadora, ilustradora, professora. Formada em comunicação social pela Faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro em 1981, inicia-se em artes plásticas ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage em 1980, onde mais tarde leciona e coordena atividades culturais. Além da pintura dedica-se também a gravura, e a ilustração. De 1995 à 1996 cursa gravura em metal e linóleo no Atelier 78 e em 1997 ilustra o livro As Mil e Uma Noites à Luz do Dia: Sherazade Conta Histórias Árabes, de Katia Canton. Beatriz Milhazes faz parte das exposições que caracterizam a Geração 80, grupo de artistas que buscam retomar a pintura em contraposição à vertente conceitual dos anos 1970, e tem por característica a pesquisa de novas técnicas e materiais. Sua obra faz referências ao barroco, à obra de Tarsila do Amaral (1886-1973) e Burle Marx (1909-1994), à padrões ornamentais e à art deco, entre outras. Entre 1997 e 1998, é artista visitante em várias universidades dos Estados Unidos. A partir dos anos 1990, destaca-se em mostras internacionais nos Estados Unidos e Europa e integra acervos de museus como o MoMa, Guggenheim e Metropolitan em Nova York.
Fonte: Itaú Cultural
Eytan Fox
Baseado numa história real, "Delicada Relação" retrata o caso de amor entre dois oficiais numa base do exército na fronteira de Israel com o Líbano. Eles são comandantes, estão apaixonados, e tentam encontrar um lugar para si próprios em meio a um sistema opressivo e rigoroso, que os leva a defender uma causa na qual não necessariamente acreditam. E que história, imagine ser militar e gay em Israel, só mesmo um diretor muito audacioso para abordar o assunto. Digamos que até ai tudo bem, o problema acontece quando o personagem Jagger cansa dessa vida escondida e quer viver "livremente" seu amor, Yossi diz não poder dar o que ele quer, que só poderia manter a relação dessa maneira, até que um dia, eles tem um combate de última hora, a vida dos dois jamais será como antes, bom não vou dizer o que acontece, mas posso dizer que chorei no final, e já basta, classifico com 3 estrelas.
Em Walk on Water, temos um filme mais consistente, com a seguinte sinopse: Após o suicídio de sua esposa, agente secreto israelense recebe a tarefa de capturar o criminoso nazista Alfred Himmelman, supostamente vivo. Sua pista é o neto de Alfred, que está em Israel para visitar a irmã. O israelense torna-se amigo do rapaz e da moça, o que gera uma crise de consciência no agente. Pareceu pouco? Mas não é, simplesmente o agente em questão é um cara rude, sisudo que tem a missão de descobrir o tal Nazista sumido atravéz de seu neto, que é gay, trazendo um igrediente picante ao filme, pois imaginem colocar lado a lado dois opostos, juntos iniciam uma amizade, o que vai acabar comprometendo o sucesso da missão. Muito bacana ver as nuances de sentimento apresentadas no filme, que tem um grande roteiro e uma linda fotografia de Israel, com tudo que este filme acrescenta, o classifico com 4 estrelas!!!
Para fechar, trago a vocês, a obra prima de Eytan Fox, até o momento, em hebraico, "Ha-buah", no Brasil lançado com o título de "A bolha", é um filme fabuloso, já vou antecipando que chorei mais de uma vez no filme, impressiona como a direção nesse filme é segura e precisa, nunca em minha vida poderia imaginar que alguém tivesse a coragem de abordar temas tão conflitantes na telona. Três jovens israelenses, Noam, Yali e Lulu, dividem um apartamento num bairro descolado de Tel Aviv, símbolo dessa "bolha". Nesse "casulo" quase desconectado da realidade dos territórios e dos conflitos políticos que agitam o país, eles levam uma vida comum, preferindo se concentrar em suas vidas amorosas. Seu cotidiano vai se transformar com a chegada de Ashraf, um palestino por quem Noam se apaixona, depois de um incidente num posto de controle de Naplouse. Bom, não vou falar muito deste filme, pois, irei fazer um post só pra ele, classifico ele com 5 estrelas, pois é o máximo...
Minha dica, vale ressaltar que não são filmes pra que toda família possa ver, pois seu conteúdo é muito forte e para os mais conservadores pode chocar e de certa forma até causar constrangimentos, bom, pra quem curte cinema alternativo, fica a dica, para o deleite daqueles que querem se desprender de preconceitos, expandir seus horizontes e embarcar em uma cultura bem diferente da nossa. Procurem direitinho nas melhores locadoras do Brasil!!!
Atualmente Eytan está trabalhando em seu novo filme, Untitled Gad Beck Biopic (ainda sem título em português), que conta a história real de um adolescente gay judeu que sobreviveu a Alemanha Nazi e se tornou membro do movimento de resistência, o filme está previsto para 2009, resta agora aguardar a estréia no Brasil.
Brasil:Filmografia
After (1990)
Shirat Ha'Sirena ("Siren's Song," 1994)
Florentin (1997, TV series)
Ba'al Ba'al Lev (1997)
Yossi & Jagger (2002)
Walk on Water (2004)
The Bubble (2006)
Até nosso próximo post.
Wagner Robert
Camille Claudel
Se você percebe alguma semelhança entres essas obras de Camille Claudel e as obras do mestre Rodin, você não está enganado, Camille Claudel, foi discipula e amante Rodin. Gira no mundo da arte uma lenda muito forte que diz que ela seria responsável por grande parte das obras que ele assinava, que forte né? Mas a historia de Camille Claudel é muito triste... Nascida em 8 de dezembro de 1864 filha caçula de uma familia de 3 irmãos, Camille Claudel teve uma vida de realizações e de muito sofrimento. Passou a infância em Villeneuve-sur-Fère na França e em 1881, sua familia tinha muitas posses e podia dar tudo o que ela precisasse mas ela partiu para Paris e ingressou na Academia Colarossi, tendo como mestre primeiramente Alfred Boucher e depois Auguste Rodin. É desta época que datam suas primeiras obras que são conhecidas. Rodin, impressionado pela solidez de seu trabalho, admite-a como aprendiz de seu ateliê e foi nesse momento que ela colaborou na execução das obras Portas do Inferno (Les Portes de l'Enfer) e do monumento Os Burgueses de Calais (Les Bourgeois de Calais).
Tendo deixado sua família pelo amor de Rodin, ela trabalha vários anos a serviço de seu mestre e mantendo-se à custa de sua própria criação. Por vezes, a obra de um e de outro são tão próximas que não se sabe qual obra do mestre ou da aluna inspirou um ou copiou o outro. Além disso, Camille Claudel enfrenta muito rapidamente duas grandes dificuldades: de um lado, Rodin não consegue decidir-se em deixar Rose Beuret, sua companheira devotada desde os primeiros anos difíceis, e de outro lado, alguns afirmam que suas obras seriam executadas por seu próprio mestre e vice-versa. Assim sendo, Camille tentou se distanciar, percebendo-se muito claramente essa tentativa de autonomia em sua obra, tanto na escolha dos temas como no tratamento. Esse distanciamento seguiu até o rompimento definitivo em 1898. A ruptura é marcada e contada pela famosa obra de título preciso: A Idade Madura [3] (L’Age Mûr – Museu d'Orsay).
Ferida e desorientada, Camille Claudel nutriu então por Rodin um amor-ódio que a levou à paranóia. Ela instalou-se então no número 19 do Bourbon e continuou sua busca artística em grande solidão apesar do apoio dos críticos que organizaram duas grandes exposições, esperando o reconhecimento e assim um benefício sentimental e financeiro para Camille Claudel. Suas exposições tiveram grande sucesso de crítica, mas Camille já estava doente demais para se reconfortar com os elogios.
Depois de 1905, os períodos paranóicos de Camille multiplicaram-se e acentuaram-se. Ela delírava que Rodin estava se apoderando de suas obras para remoldá-las e expô-las como suas, e que desconhecidos queriam entrar em sua casa para lhe furtar as obras. Ela vivia então em um grande abatimento físico e psicológico, não se alimentando mais e desconfiando de todos.
Seu pai, seu porto-seguro, morre em 3 de março de 1913. Em seguida, em 10 de março, ela é internada no manicômio de Ville-Evrard. A eclosão da Primeira Guerra Mundial levou-a a ser transferida para Villeneuve-lès-Avignon onde morre, após trinta anos de internação, em 19 de outubro de 1943, aos 79 anos incompletos.
Impossível mexer na história dessa mulher e não chorar.
A minha dica é, (como não está rolando nenhuma exposição de Claudel aqui no Brasil) que assistam ao filme e se emocionem diante de tamanha devoção à arte e a um homem, devoção ao ponto de enlouquecer pelas duas coisas. Assistam!
Até nosso próximo post.
Willy Barcellos.
Closer - Perto Demais
Na minha opinião ele tem a melhor cena de briga de casal, que ocorre entre o personagem de Julia Roberts e Clive Owen, é uma cena de embrulhar o estômago e nos reméte àquelas discussões que ás vezes ocorrem e que vamos nos magoando, magoando até a coisa chegar ao limite do desrespeto total, fiquei totalmente nauseado com essa cena, muito boa! Também vale a pena ressaltar a cena do strip do personagem de Nathalie Portman que recebeu uma homenagem da revista PlayBoy como a melhor cena de striptease de todos os tempos, concordo plenamente, foi sensual sem ser vulgar!
Aliás a Israelense Nathalie Portman é pra mim uma atriz assustadora, que destrincha qualquer papel com a maestría das grandes atrizes que o nosso cinema já teve.
Sinópse: Uma análise mordaz, divertida e honesta dos relacionamentos modernos, Closer retrata a história de quatro estranhos (Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen) – seus encontros inesperados, paixões instantâneas, pequenas traições e a mensagem final que é a mais marcante: Nos dias de hoje podemos conhecer alguem, nos relacionar com essa pessoa e nunca saber quem realmente ela é.
Ops, tava me esquecendo de falar de uma das melhores coisas do filme, a trilha sonora que é pura bossa nova, com a nossa diva Bebel Gilberto, é de arrepiar!!
Quer assistir um video em casa, ta sem saber qual alugar? está ai a dica: Closer - Perto Demais!
Não indicado pra casais que passaram por problemas relacionados a traições recentemente, pois ele pode trazer esses problemas à tona, mesmo se tiverem sido superados! rsrs!!
Até nosso próximo post!
Willy Barcellos.