28 de abril de 2010

Frost vesus Nixon


Frost: - está dizendo que o presidente pode fazer algo ilegal?

Nixon: - estou dizendo que, quando o presidente faz, não é ilegal.

Frost: - me desculpe? o quê?

Este impressionante diálogo entre os personagens David Frost e o Presidente americano Richard Nixon já valeria a conferida nesta produção de 2008 (disponível em DVD).

Baseado na peça homônima de Peter Morgan (roteirista de A Rainha), o longa retrata a entrevista entre o apresentador britânico David Frost e o presidente Nixon, que acabara de renúciar o cargo pelo envolvimento no escândalo de Watergate onde o mesmo teve participação em uma operação ilegal contra seu adversário na campanha para a reeileição. Durante a campanha eleitoral, cinco pessoas foram detidas quando tentavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta no escritório do Partido Democrata, sendo comprovada a participação direta do até então governante repúblicano.

Confesso que não gosto da temática política em filmes, ainda mais a respeito deste caso que ocorreu na década de 70, onde eu nem havia nascido. Mas quando assisti ao trailer, que finalizava com o diálogo acima, minha curiosidade falou mais alto. A obra é um verdeiro show de três elementos básicos: Direção, roteiro e interpretação. Se tratando de direção, pensei que o premiado Ron Howard havia chegado no limite de sua capacidade com Uma Mente Brilhante. Engano. O diretor mostra que tem muito mais a produzir conduzindo esta obra com tamanha maestria que, um filme que poderia se tornar vagaroso e arrastado, em suas mãos se torna dinâmico, energético e instigante do início ao fim. O filme chega a ser descontraído. A respeito do roteiro, o elogiado Peter Morgan não deixa por menos. Os diálogos são imperdíveis. A entrevista em torno do qual o filme se baseia é retratada de forma interessante, como uma luta de boxe, um verdadeiro duelo.


Quanto a interpretação, o filme se consagra como um dos melhores da década. Frank Langella como Nixon está impagável. Atua de tal forma que, caso tudo o mais falhasse, ele por si só sustentaria a produção. Indicado ao oscar pelo papel (o filme teve 5 indicações), me levo a lamentar o fato de Sean Pean ter ganho o prêmio por Milk (já tinha um por Sobre Meninos e Lobos carambolas). Mas, se tratando da Academia...
Outro exelente é Michael Sheen (o Tony Blair de A Rainha) , fazendo o entrevistador. Este, é claro, parece propositalmente intimidado com a grandeza de Langella . Podemos esperar deste uma carreira muito promissora. Os coadjuvantes Kevin Bacon, Oliver Platt, Sam Rockwell e Matthew Macfadyen (mocinho de Orgulho e Preconceito, ótimo e quase irreconhecível) completam a obra.

"Uma épica batalha pela verdade" dizia um dos pôsteres da produção. O filme trata de mostrar como foi dramática a situação pela qual os americanos passaram com tal líder. Uma nação modelo, referência, sendo flagrada em jogo de corrupção, de abuso de poder. Quando Nixon renunciou ao cargo, em nenhum momento confessou, muito menos se desculpou, pelo fato ocorrido. A entrevista relatada no longa era a única chance de obter uma confissão e, assim, fazer justiça a muitos cidadãos americanos frustrados e decepcionados. Frost/Nixon encontra seu contexto nos dias atuais desta forma, na busca pela justiça, na possibilidade da mídia como um veículo benéfico, um instrumento da verdade.

Um filme 5 estrelas! Uma boa dica!


Marcus Lyra

2 comentários:

  1. Poxa amigo, qnd crescer quero escrever igual a vc, adorei o post, tem um "q" histórico, gostei muito dessa sua faceta, além de analisar o filme, mostrou dados históricos e ainda comentou com grandeza, tá ficando igual vinho...
    Muito bom mesmo, ah, e gostoso de ler!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola! Adoro música e sou completamente apaixonada por filmes e livros! Minha identificação com esse blog foi imediata!!! Que post maravilhoso! Ainda não vi esse filme, e confesso que minha vontade era pouca, pois, como vc mesmo citou, filmes com essa temática tendem a ser arrastados e um tanto chatos, porém após ler essa crítica, ja o coloquei na minha lista de filmes que tenho q assistir!
    bjs a equipe...

    ResponderExcluir